Secretário de saúde de João Pinheiro MG garante canil para recolher animais de rua em João Pinheiro

Um problema que tem chamado a atenção de alguns pinheirenses é a quantidade de cães vira-latas nas ruas, que de certo modo colocam a segurança em risco devido há várias doenças existentes na cidade, caso da leishmaniose, uma doença infecciosa, que pode se manifestar na pele ou em várias partes do corpo.


Para o secretário de saúde, Gilberto Andrade, o problema será resolvido, porém, demanda certo tempo. Ele lembra que o antigo canil funcionava onde atualmente é a usina de reciclagem, próximo ao Caxingó, o que fez com que o canil fosse desativado. “Fizemos um projeto para a criação de um Centro de Zoonoses, tentamos parceria com o governo estadual, não foi possível. Então vamos fazer com recurso próprio esse canil”, afirma.


O canil deverá ser construído na mesma região, próximo à usina de reciclagem. O local será complementado com a instalação de água e energia elétrica, que chegaram à região recentemente. A obra está prevista para ser concluída nos próximos 35 dias e deverá ser o novo endereço para o recolhimento de animais de rua. “Vai ser um canil um pouco menos sofisticado, mais simples, mas com a mesma serventia que o antigo teve”, diz o secretário.

Secretário diz que leishmaniose está sendo combatida

Gilberto Andrade garante que o combate contra a leishmaniose está sendo feito na cidade. “O proprietário do animal que suspeita que o seu cão esteja com a doença deverá comunicar o caso para o departamento de epidemiologia. Será feito um teste rápido e, caso confirmado, e se o dono do animal concordar, o cão será sacrificado por veterinários. Caso não concorde com o resultado, ele deverá fazer uma contraprova em um prazo de oito dias úteis”, explica.

fonte:JP Agora

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado