Incra prepara atividades em assentamentos de Uberlândia (MG)

Foto: Incra e Secretaria de Agropecuária e Abastecimento tratam sobre atividades em assentamentos 
O superintendente regional do Incra em MG, Robson de Oliveira Fonzar, se reuniu, na última terça-feira (06), com a secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos de Uberlândia, Walkiria Naves, para apresentar a programação de ações da autarquia prevista para o município.

No próximo mês, uma equipe de servidores do Incra deve iniciar os trabalhos de atualização cadastral e levantamento ocupacional para fins de titulação do assentamento Nova Tangará, localizado em Uberlândia.


O gestor do Incra explicou que serão atendidas famílias homologadas na Relação de Beneficiários e passíveis de receberem o título definitivo de seu lote. “Nosso objetivo é organizar a documentação e realizar vistorias necessárias ao parecer técnico para a titulação desses assentados”, acrescentou Fonzar.

Ele afirmou que o apoio da prefeitura é importante porque oferece suporte às atividades dos servidores, uma vez que a administração local está mais próxima dos assentados.

Em Uberlândia, existem 14 assentamentos federais, com capacidade para 815 famílias. A secretária municipal destacou o empenho do Incra e a “forma diferenciada de atuação” para titular beneficiários da reforma agrária, disponibilizando corpo técnico e salas para os serviços.

“Enquanto os agricultores não têm a posse de sua terra, não se sentem produtores porque não têm condições de acessar crédito. Com a posse, vão se tornando independentes, ampliam sua produção, geram renda, comercializam e movimentam o mercado local, gerando desenvolvimento”, analisou Walkiria.

Ainda, durante a reunião, o analista em desenvolvimento e reforma agrária do Incra-MG, Marcelo Gonçalves da Silva, mostrou o projeto inicial de Gestão Integrada de Informações da Reforma Agrária (GIIRA), em estudo por um grupo de servidores da regional. A ideia é disponibilizar futuramente, em ambiente web, mapas com dados cadastrais e informações sobre produção, restrições ambientais, infraestrutura, créditos, entre outras, relacionadas aos assentamentos.

Além disso, foi mencionada a instalação da unidade avançada do Incra em Uberlândia que está em tramitação junto à presidência do Instituto.



Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado