Incra prepara atividades em assentamentos de Uberlândia (MG)

Foto: Incra e Secretaria de Agropecuária e Abastecimento tratam sobre atividades em assentamentos 
O superintendente regional do Incra em MG, Robson de Oliveira Fonzar, se reuniu, na última terça-feira (06), com a secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos de Uberlândia, Walkiria Naves, para apresentar a programação de ações da autarquia prevista para o município.

No próximo mês, uma equipe de servidores do Incra deve iniciar os trabalhos de atualização cadastral e levantamento ocupacional para fins de titulação do assentamento Nova Tangará, localizado em Uberlândia.


O gestor do Incra explicou que serão atendidas famílias homologadas na Relação de Beneficiários e passíveis de receberem o título definitivo de seu lote. “Nosso objetivo é organizar a documentação e realizar vistorias necessárias ao parecer técnico para a titulação desses assentados”, acrescentou Fonzar.

Ele afirmou que o apoio da prefeitura é importante porque oferece suporte às atividades dos servidores, uma vez que a administração local está mais próxima dos assentados.

Em Uberlândia, existem 14 assentamentos federais, com capacidade para 815 famílias. A secretária municipal destacou o empenho do Incra e a “forma diferenciada de atuação” para titular beneficiários da reforma agrária, disponibilizando corpo técnico e salas para os serviços.

“Enquanto os agricultores não têm a posse de sua terra, não se sentem produtores porque não têm condições de acessar crédito. Com a posse, vão se tornando independentes, ampliam sua produção, geram renda, comercializam e movimentam o mercado local, gerando desenvolvimento”, analisou Walkiria.

Ainda, durante a reunião, o analista em desenvolvimento e reforma agrária do Incra-MG, Marcelo Gonçalves da Silva, mostrou o projeto inicial de Gestão Integrada de Informações da Reforma Agrária (GIIRA), em estudo por um grupo de servidores da regional. A ideia é disponibilizar futuramente, em ambiente web, mapas com dados cadastrais e informações sobre produção, restrições ambientais, infraestrutura, créditos, entre outras, relacionadas aos assentamentos.

Além disso, foi mencionada a instalação da unidade avançada do Incra em Uberlândia que está em tramitação junto à presidência do Instituto.



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas