Deputado estadual Arnaldo vota contra aumento de imposto em MG

O deputado estadual Arnaldo Silva (PR) votou contrário, nos dois Turnos, ao aumento das alíquotas de ICMS da gasolina, do álcool, de solventes, de importações de mercadorias e do IPVA para caminhonetes de cabine dupla ou estendida em Minas Gerais. O projeto de lei (PL) do governador Fernando Pimentel foi aprovado pela Assembleia Legislativa, em 2º Turno, nesta quinta-feira (1º/6), justamente no “Dia de Liberdade de Impostos”. O PL estava tramitando em regime de urgência.

“Nós somos contra qualquer tipo de aumento de impostos em Minas Gerais. Isso penaliza o contribuinte e não é a solução para qualquer situação no Estado. Chega de impostos! Minas precisa de estimular a produção, o empreendedorismo e a geração de emprego”, disse Arnaldo.

Com a aprovação, o ICMS da gasolina passa de 29% para 31%; o do álcool vai de 14% para 16%. Já o ICMS de solvente não destinado à industrialização salta de 25% para 31% e o destinado à industrialização, de 18% para 31%. As operações de importação de mercadorias ou bens integrantes de remessa postal ou de encomenda aérea internacional também foram afetados com a aprovação. Eles vão sofrer um reajuste de 18% para 25%. Quem tem caminhonete de cabine dupla ou estendida terá um aumento no IPVA de 3% para 4%.
REFIS - O aumento de impostos foi incorporado ao projeto de lei 3.397/2016 que trata do crédito tributário e do refinanciamento de dívidas de impostos e taxas, conhecido como Refis. Por causa disso, o aumento de tributos e o Refis foram votados separadamente. O deputado Arnaldo Silva votou pela aprovação do Refis.
“Sou favorável ao Refis porque ele permite que as empresas e aqueles contribuintes que tem débito com o Estado possam pagar suas dívidas sem juros, sem multas e com parcelamento estendido”, explicou.
Em linhas gerais, a proposição facilita a quitação de dívidas tributárias, por meio de alterações normativas que permitirão ao Estado reaver créditos. A expectativa da Secretaria de Estado de Fazenda é que, com o Refis, o Estado gere uma receita de R$ 1,5 bilhão. 


Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos