ULTIMAS NOTICIAS DE UBERLÂNDIA MG

Escola de Governo completa mais uma capacitação sobre a Lei de Licença Prévia
Desta vez, evento foi direcionado aos técnicos de engenharia e de arquitetura da Prefeitura




                                                                                                                                                                Marco Crepaldi - Secom PMUCerca de 70 servidores municipais participaram, nesta terça-feira (27), do segundo encontro para apresentação da da Lei de Licença Prévia para Funcionamento dos Estabelecimentos. A capacitação, que tem como base a Lei 12.650/2017 e foi realizada no auditório Cícero Diniz, foi elaborada pela Escola de Governo da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e contou com a aplicação por parte de profissionais da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan).
O objetivo do encontro foi apresentar, mais uma vez, a aplicabilidade e eficácia da Lei Municipal de Licença Prévia de Funcionamento dos estabelecimentos, esclarecendo pontos específicos e gerais. O curso foi destinado a servidores da área de Engenharia/Arquitetura e técnicos afins, das diversas secretarias, da administração indireta e representantes da sociedade civil. A pretensão é que outros cursos sobre o tema sejam realizados ainda neste ano para contemplar o treinamento de outros profissionais do Executivo e também da sociedade.

Para otimizar o processo de regularização

A Prefeitura de Uberlândia sancionou, em abril deste ano, a lei 12.650/2017 com intuito de otimizar o processo de regularização das edificações ou imóveis (utilizados para o desenvolvimento de atividades industrial, comercial, agrícola ou de prestação de serviços de associações, fundações e organizações religiosas) que ainda não cumprem os requisitos de acessibilidade exigidos pela legislação em vigor para obtenção do habite-se e alvará de funcionamento.

A nova legislação também pretende adequar à atual conjuntura financeira do país o processo de obtenção da licença prévia por parte de estabelecimentos da cidade. Isso porque disciplina a liberação dessa licença para o funcionamento destes espaços públicos e privados já instalados, visando propiciar a resolução das pendências ainda existentes em imóveis e edificações que não cumpram os requisitos de acessibilidade exigidos pela legislação em vigor para obtenção da documentação necessária.

Elaborada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) a pedido do prefeito Odelmo Leão dentro do programa ‘Gestão Total’ – que tem o intuito de melhorar a eficiência do Executivo com políticas públicas de responsabilidade - a nova legislação já havia sido aprovada pela Câmara Municipal no mês de março deste ano. Com a sanção do Executivo, passou a valer imediatamente.

Segundo a secretária municipal de Planejamento Urbano, Denise Attux, a Lei 12.650 é mais abrangente em comparação à antiga. “Ela engloba a resolução de várias dificuldades que existiam e oferece oportunidade para a regularização e obtenção do habite-se e alvará de funcionamento, embora mantenha todas as condicionantes da legislação, como a exigências de acessibilidade, por exemplo”, pontuou a secretária.

Mudanças

A Lei Municipal 12.650 de 2017, que revoga a 12.207/15, estabelece, por exemplo, que um empresário não precise mais apresentar, de imediato, um projeto arquitetônico à Seplan para adquirir licença prévia de funcionamento para o seu comércio. Somente os documentos pessoais, Alvará do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AVCB) e a matrícula do imóvel serão requeridos. Desta forma, ele terá 180 dias de Licença Prévia para, dentro deste prazo, providenciar o projeto e as documentações restantes.

Outra mudança trazida pela lei está relacionada aos prazos para se a executar as obras de acessibilidade que deverão constar no projeto arquitetônico a ser apresentado. Anteriormente, o dono do imóvel teria 180 para executá-las. Já a nova legislação estabelece que o prazo seja de 6 meses a 2 anos, de acordo com a complexidade da construção.

Novos prazos para obtenção de Licença Prévia para funcionamento até regularização para obtenção do alvará de funcionamento do habite-se por parte dos estabelecimentos em Uberlândia:
1ª Fase: Documentos – Prazo: 180 dias
2ª Fase: Projeto – Prazo: mais 180 dias
3ª Fase: Obra e Selo de Acessibilidade – Prazo: 6 meses (baixa complexidade); 1 ano (média complexidade); 2 anos (alta complexidade) até 02 anos
4ª Fase: Habite-se, Alvará de Funcionamento definitivo.

Detalhes e um guia sobre a legislação podem ser conferidos pelo endereço:  


27/06/17
Fernando Boente


Filme autobiográfico é exibido no Tela Preta de junho
Sessões de cinema acontecem todos os meses para promover a discussão de questões relacionadas à cultura negra





Com o intuito de continuar a promover reflexões – por meio da linguagem do cinema nacional e internacional - sobre desafios enfrentados pelos negros, a Secretaria Municipal de Cultura promove, no próximo dia 29, a terceira edição do projeto ‘Tela Preta’ com a apresentação do longa-metragem ‘Selma – Uma Luta pela Igualdade’ (Selma,EUA, 2014, Cor, 128 min). Indicada quatro vezes ao Globo de Ouro, a produção venceu o prêmio de melhor canção original, mesma categoria em que foi premiado no Oscar de 2015 A apresentação da película acontecerá às 19h na Oficina Cultural e tem entrada franca.

Sinopse

            Em 1964, enquanto Martin Luther King Jr. recebe seu Nobel da Paz, diversos afro-americanos como Annie Lee Cooper de Selma, ainda não têm acesso à inscrição nos cadernos eleitorais. Para garantir o direito de voto para todos os afro-americanos, Martin Luther King então reúne-se com o Presidente Lyndon B. Johnson, para que ele possa criar uma lei que proteja os negros que querem votar. Martin, em seguida, vai para Selma, no interior do Alabama, com Ralph Abernathy, Andrew Young e Diane Nash. Lá eles encontram vários ativistas da Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC). Como Martin Luther King se torna importante, John Edgar Hoover tenta convencer o presidente Johnson para monitorar e prejudicar ainda mais seu casamento com Coretta King.

Como as tensões vão aumentando, King e seus sócios decidem realizar as Marchas de Selma a Montgomery, enfrentando a violência das forças policiais locais, liderados pelo xerife Jim Clark e o Governador George Wallace.

Prestigie!

O quê: Tela Preta
Quando: às 19h do dia 29 de junho
Onde: Oficina Cultural
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro
Entrada franca

Programação:

Filme: Selma – Uma Luta pela Igualdade’
Direção: Ava DuVernay


26/06/2017
Cindhi Belafonte


Atividades educativas encerram Semana de Prevenção às Drogas
Durante evento, os três melhores slogans foram premiados



Fotos: Marco Crepaldi/SecomPMU

Blitz e tendas educativas marcaram o encerramento da Semana de Prevenção às Drogas, na tarde desta segunda-feira (26), na praça Tubal Vilela, no setor central de Uberlândia. Várias instituições participaram ajudando na conscientização do tema durante a ação promovida pela Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil.

“É fundamental a parceria com essas instituições que trabalham com o prevenção ou tratamento às drogas. E durante toda a semana fizemos ações em empresas, escolas e comunidades terapêuticas, de forma a envolver toda a sociedade. É importante que esse recado chegue, não apenas aos jovens, mas às famílias para que saibam ter esse tipo de conversa em casa, que saibam também identificar mudanças de comportamentos e onde buscar ajuda. A nossa secretaria está de portas abertas para orientar e ajudar a todos”, afirmou o secretário de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, Emerson Aquino.

Durante a ação na praça também foram oferecidos serviços de aferição de pressão, oficina de grafite e até um bate-papo com representantes do Uberlândia Lobos Futebol Americano falando sobre o esporte. “Qualquer tipo de esporte, arte e reforço escolar são fatores de prevenção”, destaca o psicólogo da prefeitura, José Jonas Lacerda Dias.


Concurso de slogan

            Cerca de 200 slogans foram enviados por 18 escolas para participarem do concurso promovido pela Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil. Os três primeiros colocados foram premiados durante o encerramento da Semana de Prevenção às Drogas, nesta segunda-feira (30), na praça Tubal Vilela.
             
O slogan campeão foi “Gosta de viajar? Viagem na leitura e não nas drogas”, da estudante Letícia Conga, da Escola Estadual Angelino Pavan. A aluna e a instituição de ensino foram premiadas com um tablet cada.

O segundo lugar ficou com a frase “Não construa um vício, construa seu futuro”, da aluna Ana Júlio de Oliveira Santos, da Escola Municipal Domingos Pimentel. Já a terceira colocação foi para o slogan “O poder do não no controle das drogas: adote”, de autoria da aluna Lorrainy Campos Martins, da Escola Estadual Marechal Castelo Branco. As duas alunas também receberam premiações.




26/06/2017
Daniela Nogueira



Prefeitura reforça segurança no Parque do Sabiá com a instalação de 120 câmeras
Sistema de videomonitoramento na pista de caminhada/corrida deve começar a registrar imagens no início de agosto


  Pista de caminhada/corrida começa a ser preparada para receber câmeras                      Foto: Comunicação/Futel
A Prefeitura Municipal de Uberlândia inicia nesta terça-feira (27), o serviço de colocação de postes parainstalação de 120 câmeras em toda extensão dos 5 km da pista de caminhada/corrida do Parque do Sabiá. A operação do sistema de vídeomonitoramento deve começar a funcionar em agosto e tem como objetivo oferecer mais segurança aos frequentadores do parque. A ação também faz parte do projeto de revitalização deste espaço, que recebe mais de cinco mil pessoas diariamente.

Para implantação do sistema, serão colocados 60 postescom duas câmerasa cada 41 metros, no entorno da pista. Os monitores permitirão a visualização da movimentação no local 24 horas por dia. “Esse equipamento vai garantir a cobertura de 100% da pista. É, sem dúvida nenhuma, um benefício importante e necessário para que os freqüentadores do parque tenham mais tranqüilidade e segurança enquanto praticam atividades físicas. Estamos trabalhando de acordo com as orientações do prefeito Odelmo Leão, que trabalha em todos os setores para garantir o bem-estar da população”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Outras ações em prol da segurança

O projeto de revitalização do Parque do Sabiá foi iniciado em janeiro com a retomada da parceria entre a Futel com a Polícia Militar e o Pelotão Canil. A partir daí, rondas ostensivas diárias voltaram a ser feitas no local. Além disso, a fundação investiu na qualificação dos 71 agentes patrimoniais que trabalham nas quatro portarias. “Investimos em nossos profissionais para que eles atuem da forma correta no contato com o público. Na semana passada, por exemplo, eles participaram de um curso de autodefesa ministrado por um instrutor da Polícia Federal”, destacou Silvio Soares.

melhoria na iluminação do parque é também uma ação que é desenvolvida regularmente, através da substituição de lâmpadas e reparos em disjuntores e transformadores. “Estamos desenvolvendo um projeto de reestruturação da subestação de distribuição de energia elétrica em todo o parque. Nossa intenção é substituir equipamentos antigos e lâmpadas de vapor de sódio”, concluiu o diretor-geral da Futel.

26/06/17
Luis Antônio Figueira





Curso de Eletricidade Veicular é iniciado no Centro Profissionalizante do bairro Planalto
Ao todo, 60 vagas foram oferecidas à comunidade

Na tarde desta segunda-feira (26), mais uma turma passou a participar do curso de Eletricidade Veicular promovido no Centro Profissionalizante Planalto, que é referência na área automotiva em Uberlândia. Com foco na qualificação e requalificação profissional de jovens e adultos, o projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação surge para facilitar o ingresso da comunidade no mercado de trabalho. Estão sendo oferecidas 60 vagas, sendo 30 por turma, com carga horária de 100 horas.

Osvaldo de Souza é técnico em eletrônica e mora no bairro Jardim das Palmeiras. Por ter conhecimento na área, procurou ampliá-lo para o segmento automotivo. “Esse mercado está aberto e a frota de veículos em Uberlândia é alta, tem muita procura e poucos profissionais. Por isso eu acredito que terei grandes oportunidades de trabalho”, concluiu o profissional de 46 anos.

Já o jovem de 18 anos, Igor Avelino, está desempregado e teve interesse em participar do curso por gostar de carros, de mecânica e de peças. “Eu sempre observei as pessoas consertando os carros quando eles davam algum defeito e eu me sinto atraído por esta área que é muito promissora. Eu quero trabalhar nela”, finalizou.

O Centro Profissionalizante Planalto está localizado na rua do Jardineiro, nº 360, bairro Planalto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3257-3795.

Curso de Eletricidade Veicular
Período do curso: Até o dia 04/08
Horário: Das 13h às 16h e aas 19h às 22h
Quando: De segunda a sexta-feira
Vagas: 60 vagas, sendo 30 por turma
Endereço: Centro Profissionalizante Planalto - Rua do Jardineiro, nº  360  


Festanças juninas dos Ceais e Naicas acontecem nesta semana
Idosos festejam amanhã (28) e as crianças e adolescentes na quinta-feira (29)

Roupas coloridas, comidas típicas, muita dança e alegria. É esse o clima da festa junina que vai reunir os quatro Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais) de Uberlândia. O evento acontece amanhã (28), a partir das 13h, no Ceai do bairro Laranjeiras.

A festança vai ter muitas comidas típicas dessa época do ano e muito forró para garantir a diversão. E a tradição continua: os idosos vão dançar a clássica quadrilha. A decoração do salão também segue a linha tradicional, repleta de balões e bandeirolas.

Nos Naicas

Todos os jovens atendidos pelos sete Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) também vão se divertir na festa junina que será realizada nesta quinta-feira (29). A festança vai ser na unidade do bairro Jardim Célia, a partir das 8h. As crianças e adolescentes vão participar de diversas brincadeiras e dançar quadrilha. Também serão servidas as tradicionais comidas típicas para a meninada.

Saiba mais!

Festa junina dos Ceais
Rua Senegal, 30, bairro Laranjeiras
a partir das 13h

Festa junina dos Naicas
Rua dos Sininhos, 35, bairro Jardim Célia
a parti das 8h

26/06/2017
Daniela Nogueira


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos