Ministério Público quer extinguir vários cargos de servidores efetivos

“Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Foi com esse ditado popular que o deputado Arnaldo Silva (PR) resumiu o projeto de lei (PL) do Ministério Público (MP) que extingue vários cargos efetivos do órgão e cria, no lugar, cargos de livre nomeação. Arnaldo defendeu na Comissão de Administração Pública, na quarta-feira (21/6), um debate com o MP e com os servidores da instituição antes que a proposição seja votada na Assembleia Legislativa (ALMG).

De acordo com Arnaldo, o Ministério Público exige que os municípios mineiros realizem concurso público para a nomeação de servidores, inclusive para programas temporários como é o caso do “Programa Saúde da Família”. E segundo o deputado, o Ministério Público está agora agindo na contramão daquilo que sempre combateu.

“Existem várias ações civis públicas do Ministério Público, questionando a legalidade da criação de cargos comissionados pelas prefeituras. E agora o MP está querendo extinguir 825 cargos efetivos para a criação de 800 cargos comissionados” explicou Arnaldo.
O deputado defende a isonomia de tratamento sobre as matérias administrativas. Esse princípio garante um tratamento igualitário para os entes envolvidos de acordo com a legislação. “A regra que serve para um tem que servir para o outro”, enfatizou.
PROJETO - O PL 4.361/2017 foi recebido na ALMG no início de junho. Ele foi encaminhado para as Comissões de Administração Pública, de Constituição e Justiça, e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. A tramitação será em dois turnos. A audiência pública sobre o tema será marcada na próxima reunião da comissão.


Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos