Ministério Público quer extinguir vários cargos de servidores efetivos

“Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Foi com esse ditado popular que o deputado Arnaldo Silva (PR) resumiu o projeto de lei (PL) do Ministério Público (MP) que extingue vários cargos efetivos do órgão e cria, no lugar, cargos de livre nomeação. Arnaldo defendeu na Comissão de Administração Pública, na quarta-feira (21/6), um debate com o MP e com os servidores da instituição antes que a proposição seja votada na Assembleia Legislativa (ALMG).

De acordo com Arnaldo, o Ministério Público exige que os municípios mineiros realizem concurso público para a nomeação de servidores, inclusive para programas temporários como é o caso do “Programa Saúde da Família”. E segundo o deputado, o Ministério Público está agora agindo na contramão daquilo que sempre combateu.

“Existem várias ações civis públicas do Ministério Público, questionando a legalidade da criação de cargos comissionados pelas prefeituras. E agora o MP está querendo extinguir 825 cargos efetivos para a criação de 800 cargos comissionados” explicou Arnaldo.
O deputado defende a isonomia de tratamento sobre as matérias administrativas. Esse princípio garante um tratamento igualitário para os entes envolvidos de acordo com a legislação. “A regra que serve para um tem que servir para o outro”, enfatizou.
PROJETO - O PL 4.361/2017 foi recebido na ALMG no início de junho. Ele foi encaminhado para as Comissões de Administração Pública, de Constituição e Justiça, e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. A tramitação será em dois turnos. A audiência pública sobre o tema será marcada na próxima reunião da comissão.


Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado