Settrim amplia Despoluir nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Cidadãos de Uberlândia e região têm bons motivos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (6). Depois de cinco anos da implantação do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a iniciativa segue ganhando novos adeptos. Entre maio de 2016 e 2017, o número de empresas cadastradas cresceu 42%, passando de 67 a 95 adeptas. Significa que menos poluentes têm sido lançados na atmosfera por veículos pesados. O monitoramento é feito gratuitamente pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Triângulo Mineiro (Settrim), que faz a gestão local.

Em 2016, o índice de aprovação dos testes de opacidade da emissão de veículos foi de 76,3%, o que corresponde a 2.257 veículos emitindo menores níveis de poluentes na atmosfera – cerca de 65% deles, de Uberlândia; os demais, de cidades, como Ibiá, Patrocínio, Araxá, Uberaba, Ituiutaba e Araguari. “Nos primeiros dois meses de 2017, o índice de aprovação já era de 79,5%, correspondente a 342 veículos”, disse o técnico-mecânico do Despoluir que atua no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Rony Martins.

Criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2007, o Despoluir chegou às regiões graças à parceria com o Settrim. A medição da opacidade da emissão de veículos de transporte de cargas é feita para controle do nível de poluentes liberados, segundo a norma 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que dispõe sobre os Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPV), indicadores da quantidade de poluentes que cada veículo pode emitir, segundo o ano, modelo, fabricante e chassi.

“A maioria das empresas que contratam transportadoras exigem o laudo que comprova se emissão está dentro do permitido. Se não estamos em dia, além de prejudicarmos o meio ambiente, não trabalhamos”, disse Luiz Wanderley Grolli, encarregado de manutenção da Gira Transportes, vencedora do 6º Melhor Ar, no ano passado. Promovida pela Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (FETCEMG), o concurso destaca empresas ambientalmente responsáveis que monitoram a emissão de poluentes de suas frotas.



FUNCIONAMENTO

Laudo de opacidade é oferecido automaticamente

Atualmente, o programa Despoluir conta com cinco unidades móveis de avaliação veicular em Minas Gerais, com um equipamento de medição chamado opacímetro, e um computador com software para análise da emissão. “Um desses carros atende exclusivamente o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e estamos em processo para conseguir um segundo veículo", disse o presidente do Settrim, Abud Domingos.

A medição da opacidade da fumaça é instantânea. “O primeiro passo é conectar um tacógrafo à bateria, para medição da rotação do motor. Depois, instalamos uma sonda no escapamento, que é ligada no opacímetro. Então, iniciamos o programa, que puxa os parâmetros do veículo, e fazemos uma simulação de cargas, acelerando o caminhão até a última rotação e voltando à marcha lenta. O sistema, automaticamente, indica o índice de opacidade da fumaça, que é aprovado ou reprovado”, afirmou Rony Martins.

“São reprovados os testes que indicam nível de poluentes maior do que o parâmetro indicado pelo CONAMA para aquele veículo, por muitos fatores, como problemas na bomba injetora, na turbina, no óleo. Neste caso, orientamos ao empresário a correção imediata do problema e, após solucionado, fazemos novo teste”, disse Martins.




SERVIÇO:


Para se cadastrar no Despoluir, basta que a empresa de transporte de cargas ou que tem frota entre em contato com o Settrim: rua Marcos de Freitas Costa, 730 - sala 9, Daniel Fonseca, Uberlândia/MG. O programa é aberto a todas as empresas de transporte de cargas e que têm frotas de veículos, como caminhões, caminhonetes e microônibus, independente de ser filiada. Informações: (34) 3214-0566.


Informações para a Imprensa
Carolina Monteiro - Prelo Comunicação
carolina.monteiro@prelocomunicacao.com.br
(34) 3255-1415 / 9 9167-3869

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas