Treinamento do Senar reconstroi técnicas para doma de cavalos em Unaí

Produtores e trabalhadores rurais de Unaí, no Noroeste do estado, receberam treinamento em Doma Racional de Equídeos, através de parceria entre o Senar e a Cooperativa Agropecuária Unaí LTDA (CAPUL).
            O treinamento ensina ao participante a domar o animal de maneira correta, sem precisar ser agressivo. “A maioria dos produtores e trabalhadores rurais pensam que para domar um cavalo é necessário utilizar força, e de certa forma maltratar o animal, para que ele aprenda ou realize determinados movimentos”, complementa o instrutor e domador de equinos, João Adolfo Netto.

            Durante cinco dias, os participantes veem em teoria e prática tudo para ser um bom domador de equídeos. Nos primeiros momentos, trabalham para conquistar a confiança do animal. Se aproximam, fazem movimentos com o cavalo utilizando apenas a guia, em seguida mais movimentos com a cela, e só depois montam no animal. Aí é hora de mais movimentos, até cavalgar com o animal no pasto.

José Fernandes, de 64 anos, foi um dos participantes do curso. Ele tem experiência de sobra, já produziu leite para comercialização, mas atualmente produz apenas para o consumo da família, além de criar galinhas e porcos. O produtor revela que ficou surpreso com o curso. “Lidei com cavalos a vida inteira, já domei, mas era à moda antiga, acabava maltratando os animais”.
            Delmon Guimarães foi outro participante do curso. Ele é funcionário de uma fazenda que cria bovinos para confinamento há 15 anos. Atualmente, a fazenda tem mais de dois mil bois da raça Nelore, que são comercializados em todo o país. Ele e outros cinco funcionários exercem diariamente as atividades na fazenda. “Temos 20 cavalos à nossa disposição para lidar com o gado. Nenhum de nós sabia domar os animais, agora nosso serviço vai melhorar muito”, conclui.

http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    
Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas