Paratletas de Uberlândia se destacam em Circuito Nacional

Modalidades como atletismo, halterofilismo e natação foram disputados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo




Paratletas do atletismo no pódio durante Circuito Loterias Caixa -Divulgação

Foi realizada em São Paulo (SP) na última semana, a 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Paralímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação. Os atletas da Aparu, APUV e CDDU - associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) -, se destacaram ao conquistar 38 medalhas, índices para os mundiais e recordes brasileiros. Uberlândia foi representada por 49 pessoas, sendo 40 atletas e nove técnicos ou profissionais de apoio nas três modalidades.


Halterofilismo

A equipe de halterofilismo conquistou oito medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze, além de quebrar três recordes brasileiros. Os 22 atletas da Futel/CDDU e um do Instituto Virtus, finalizaram a disputa com excelente participação: quatro esportistas já têm índice para disputar para o Campeonato Mundial que será realizado em setembro deste ano, no México.
         Amanda Sousa    Foto: Divulgação
        Amanda Sousa, de 25 anos, foi a recordista brasileira na categoria adulto por levantar 88 kg. Ela conta que a preparação e apoio do técnico Wéverton Santos, foram essenciais para o bom desempenho. “Cheguei à disputa muito tranquila, estava realmente segura quanto ao peso que levantaria. Agora é seguir a preparação e treinar forte para ir bem para o Mundial”, comemora.

Já Mateus Assis, de 19 anos, foi destaque na categoria até 97 kg. O atleta que já treina há seis anos levantou 185 kg, batendo o recorde brasileiro júnior e garantindo o ouro júnior e adulto. O outro recorde brasileiro júnior ficou com a atleta Fernanda Teixeira, que ergueu 60 kg.

Mateus Assis Foto: Divulgação
Os atletas da equipe de halterofilismo são treinados pelo professor da Futel e técnico da Seleção Brasileira da modalidade, Wéverton Santos. “Tivemos uma participação muito proveitosa nesta competição e voltamos para casa com excelentes resultados”, comenta.

Atletismo 

Com a participação de 16 atletas da Aparu, APUV e CDDU, a equipe de atletismo conquistou nove medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze. O grupo participou de inúmeras provas e as medalhas vieram no arremesso de peso, lançamento de disco e dardo, 100m, 200m, salto em distância e salto tripo. Além da incidente presença no pódio, o atleta Wellington Fernandes garantiu o índice classificatório para o Mundial de atletismo.


Medalhistas CDDU Foto: Divulgação
Rodrigo Silva fez bonito na competição, mesmo já sendo dono de índice para o Mundial. Ele garantiu ouro nos 100m e 200m, além do salto em distância. “Estou muito satisfeito com meu resultado e desempenho nas provas. Agora é voltar firme aos treinamentos porque quero chegar no México em minha melhor forma e tentar trazer medalhas para o Brasil”, esclarece.

Natação

         
Por fim, a natação foi representada pelo atleta Ruiter Gonçalves Silva, que conquistou prata nos 50m livre e ouro nos 100m livre. “Serviu de preparação para a última seletiva para o Mundial, que será em agosto, em São Paulo. Estou direcionando todos os meus treinamentos para garantir o tempo classificatório”, comentou.

06/06/17
Maria Paula Martins
mp.futel@gmail.com

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas