Fernando Pimentel entrega reforma do Parque da Gameleira durante a abertura da Exposição Estadual Agropecuária



Foram realizadas ações como a pintura dos pavilhões, construção de banheiros com acessibilidade e melhoria nas condições gerais para realização de eventos


O governador Fernando Pimentel entregou nesta quarta-feira (31/5), durante a cerimônia de abertura oficial da 57ª Exposição Estadual Agropecuária, as obras de reforma e revitalização dos pavilhões do Parque de Exposições Bolívar de Andrade, na Gameleira, em Belo Horizonte – o Parque da Gameleira. Foram investidos R$ 4,67 milhões nas intervenções, com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Fernando Pimentel destacou a importância das obras para o parque, símbolo da força setor agropecuário em Minas Gerais. “É só a primeira etapa, porque ainda vamos fazer mais obras aqui no parque. Isso não é pouca coisa. Tem um simbolismo muito forte daquilo que eu acho, e nós todos aqui sabemos, que é governar. Eu me lembro que, em governos passados, chegou-se a cogitar a extinção do Parque da Gameleira, que seria desapropriado, que seria transformado em empreendimento imobiliário - uma coisa que não tem a ver com a nossa história e que, ao contrário, iria prejudicar a alavancagem de um setor que é importantíssimo para nós, que é o agropecuário”, afirmou.
O governador disse ainda que a conclusão das obras reforça que o Estado, mesmo diante da crise, tem buscado investir em setores estratégicos para a economia.  “No momento que nós estamos vivendo essa tragédia econômica, política e institucional no Brasil, Minas tem de dar o exemplo que nós estamos celebrando aqui hoje, de trabalho, união e serenidade. Minas Gerais está enfrentando a crise, os serviços públicos estão funcionando, nada aqui entrou em colapso. Vamos olhar no entorno. Os estados vizinhos, e eu falo com grande tristeza quando olho para o Rio de Janeiro, estão numa situação muito pior que a nossa, mas a crise é a mesma. Por que é que um se sai pior e o outro melhor? E eu vou dizer com orgulho de ser mineiro: porque Minas trabalha e tem serenidade para enfrentar as dificuldades. Juntos, vamos vencer a crise”, finalizou Pimentel.

Revitalização

Entre as melhorias realizadas no Parque da Gameleira, que este ano completa 79 anos de criação, estão a pintura dos pavilhões, a instalação de duas balanças para pesagem de animais em eventos, a construção de banheiros com acessibilidade, a impermeabilização das lajes da arquibancada e o isolamento acústico do Pavilhão Redondo, o que melhora as condições para realizar eventos.
O presidente do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio de Souza Magalhães, destacou que as intervenções eram reivindicações antigas e que, na pratica, vão gerar economia para as associações que fazem uso do espaço. “O espaço antigo não oferecia as condições adequadas. Em termos de benefício imediato, essa estrutura nos currais é o que vai gerar maior impacto para os eventos. Do ponto de vista da administração do parque, sem dúvida, a revitalização de toda a rede hidráulica e parte da rede elétrica também contribuem significativamente para a economia das próprias associações que se cotizam para pagar as despesas de água e energia do palco”, afirmou.
Para o secretário de Estado de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leitão, o investimento e a realização das obras mostram a importância do setor para o governo de Minas Gerais e para os mineiros. “Gostaria de agradecer ao governador que sempre está prestigiando o setor, sempre tem demonstrado sensibilidade, abertura e entendimento da importância para Minas Gerais desse segmento que é um terço do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega 2,5 milhões de pessoas, sendo o setor que mais cresce na economia. Não é exagero dizer que somos a locomotiva e o esteio que segura o telhado. Esse reconhecimento vem em atitudes, em ações”, afirmou. 
Durante a cerimônia, foi descerrada placa inaugural das obras e assinado decreto que institui a Comissão de Análise e Estudo de Eventos do Parque de Exposição Bolívar de Andrade. O governador também recebeu homenagens dos representes do setor agropecuário.
Também estiveram presentes os deputados Mário Henrique Caixa e Emidinho Madeira, os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, de Cidades e Integração Regional, Carlos Murta, de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Epaminondas Pires de Miranda, os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, e o da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, além de autoridades, prefeitos e representantes do setor agropecuário.

A exposição
Tradicional no calendário agropecuário mineiro, a Exposição Estadual Agropecuária atrai pecuaristas, produtores rurais, estudantes de áreas afins e o público em geral, incluindo muitas famílias. A expectativa é que, durante o evento, entre amanhã (1/6) e domingo (4/6), cerca de 50 mil pessoas passem pelo local. Essa é uma oportunidade de dar visibilidade ao setor, viabilizando negócios, promovendo a reciclagem de conhecimentos e aproximando os moradores da capital à vida no campo. Além de animais, a Exposição conta com produtos artesanais, alimentares como queijos, mel e café, e feira de flores.
A exposição é realizada pela Seapa em parceria com Faemg, Emater, Epamig e IMA, responsável pela gerência do parque e pela operacionalização da exposição.
Crédito (fotos): Veronica Manevy/Imprensa MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos