Projeto de cessão de servidores passa na Administração Pública

A Comissão de Administração pública aprovou, na quarta-feira (10/05), o projeto de lei do deputado estadual Arnaldo Silva (PR) que regula o recebimento de servidores públicos cedidos voluntariamente para o Estado. Aprovado em 1º Turno, o texto propõe disciplinar esse acordo para evitar que o Estado receba servidores públicos de forma ilegal ou em conflito com o ordenamento jurídico.


Atualmente, os profissionais concursados do município podem ser cedidos arbitrariamente ao Estado para o preenchimento de cargos estaduais. Assim, passam a exercer funções e horários previstos pelo Estado. Apesar de trabalhar nas mesmas condições, o servidor municipal não recebe salário compatível com o salário do servidor estatal.

“Essa situação constrange o servidor público municipal, que tem que se submeter a uma jornada de trabalho diferente da qual foi designado. Em contrapartida, não há um equilíbrio financeiro do desempenho de sua atribuição. Precisamos dar condições para que a cessão de servidores seja dentro da legalidade, respeitando as atribuições dos servidores públicos”, declarou Arnaldo.

Arnaldo propõe que haja a determinação do período que o funcionário ficará no Estado; a compatibilidade entre as atribuições do cargo ocupado pelo servidor cedido e as que serão desempenhadas no órgão estatal; a prévia motivação da cessão do servidor; e a compatibilidade salarial, garantindo que o Estado pague o servidor durante o período de cessão, não o município. A proposição segue agora para Plenário.



Assista ao vídeo do deputado estadual Arnaldo Silva no link: https://youtu.be/zWM_T9k40CI

Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva