Prefeitura realiza amanhã palestra sobre declaração do VAF

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Finanças, realiza nesta terça-feira (16) uma palestra sobre normas e prazos de declaração do Valor Adicionado Fiscal (VAF) 2017. O evento será às 14h no auditório do Centro Administrativo Municipal. A apresentação será feita para sanar dúvidas e esclarecer sobre a forma correta de preenchimento da declaração, que está disponível no Portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br) para download.O prazo para entrega vai até 31 de maio.


A relação percentual entre o VAF do Município e o geral de Minas Gerais resultará no índice de repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A apuração do adicionado fiscal é o principal critério para o cálculo do percentual de participação dos municípios na parcela de 25% do ICMS destinada às prefeituras e é calculada de acordo com a movimentação econômica da indústria, comércio e prestadores de serviços sujeitos ao imposto sobre circulação de mercadorias e serviços informado nas declarações do VAF.


Repasse do ICMS

Em Uberlândia, existem cerca de 10 mil empresas que devem transmitir a declaração. Com base nisso, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) apura o índice de participação de cada município na distribuição do ICMS, imposto arrecadado pelo Estado. “A declaração do VAF é de suma importância para o município, haja vista que o repasse do ICMS é nossa principal fonte de receita. Em 2016, foram transferidos R$ 422 milhões a título de repasse. Assim, quem não declarou e tem dúvidas pode procurar a Secretaria Municipal de Finanças para os esclarecimentos necessários”, explicou Sara de Albuquerque, diretora de fiscalização de receitas transferidas.

Quem precisa declarar

As empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços tributados pelo ICMS, não optantes pelo Simples Nacional, são obrigadas a declarar o que foi adquirido, vendido e produzido por elas no ano anterior. Já as empresas participantes do Simples Nacional fazem as declarações para a Receita Federal. O prazo de entrega foi até 31 de março para o PGDAS-D/DEFIS e 31 de maio para o DASN-SIMEI. São aguardadas 34 mil declarações destas empresas.

Fique por dentro!

 palestra sobre normas e prazos VAF 2017
 terça-feira (16), às 14h
 auditório do Centro Administrativo, que fica na avenida Anselmo Alves dos Santos, nº600
Público-alvo: contabilistas e profissionais de setores financeiros

15/05/2017
Daniela Nogueira
danielanogueira@uberlandia.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos