Ituiutaba, no Triângulo Norte, abre nesta quinta-feira a nova etapa dos Fóruns Regionais

Programação extensa, direcionada à população e gestores públicos, foi preparada por mais de 40 órgãos do Governo de Minas Gerais

A cidade de Ituiutaba, no Triângulo Norte, recebe nesta quinta-feira (4/5) as atividades da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo. Estudantes, micro e pequenos empreendedores, agricultores familiares, servidores públicos das prefeituras da região, câmaras municipais e a população em geral estão convidados a participar do evento que será realizado no edifício da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Campus Universitário, de 8h às 17h.
A superintendente de Planejamento da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Juliana de Lourdes Fonseca, destaca a grande adesão das secretarias e instituições do Governo de Minas Gerais à proposta da nova fase dos Fóruns Regionais, que reforça a política de descentralização das ações implantada pelo governador Fernando Pimentel.

“Todos os órgãos públicos estão mobilizados para levar o dia a dia das atividades do Estado para perto da população, fazendo com que a informação sobre a atuação deles chegue aos cidadãos”, acentua Juliana.

A extensa programação desta etapa dos fóruns envolve mais de 40 órgãos de Governo, que prepararam cerca de 150 ações para os territórios de desenvolvimento.
O espaço da Uemg em Ituiutaba vai abrigar estandes onde instituições, empresas públicas, fundações e secretarias vão mostrar seus programas, expor projetos em andamento, informar as entregas já realizadas, assim como disponibilizar serviços à sociedade.

Atendimento ao consumidor
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por exemplo, terão sala exclusiva que vai funcionar como agência de atendimento.
O consumidor poderá negociar dívidas, quitar e solicitar emissão de segunda via da conta, tirar dúvidas sobre faturas e tarifas e requisitar religação.  Os prefeitos que estiveram na cidade terão atendimento específico.
Durante a programação, a Cemig também pretende distribuir lâmpadas para quem apresentar a última conta de luz paga, limitada a duas lâmpadas por consumidor.
Além disso, as pessoas vão conhecer uma maquete do sistema elétrico que simula o consumo de energia e aprender um pouco sobre segurança e os novos canais de atendimento virtuais.

Ação das polícias
O público que for ao evento dos Fóruns Regionais também vai saber mais sobre as ações das Policias Militar, [http://www.pc%2Cmg.gov.br/]Civil e Corpo de Bombeiros, além de receber orientações sobre prevenção à violência e às drogas.
A estrutura montada pela Polícia Civil vai oferecer uma lista enorme de serviços aos cidadãos, como a emissão da Carteira de Identidade, Atestado de Antecedentes e registro de ocorrências de qualquer natureza.
No mesmo local, o Detran vai disponibilizar consulta do IPVA e emissão de guia, requerimento de certidão negativa de propriedade do veículo, alteração de endereço, consulta sobre a situação do veículo, multa e pontuação na carteira, solicitação de CNH, entre outros.
Segundo a delegada Carolina Bechelany, da Assessoria de Planejamento Institucional da Polícia Civil, a corporação está mobilizada nos preparativos das atividades dos Fóruns Regionais. 
“A Polícia Civil entende a importância dessa nova fase dos fóruns e tem se envolvido efetivamente para viabilizar as ações. Queremos mostrar para a população os serviços que a polícia pode prestar e o que tem sido feito na região”, afirma a delegada.
A base móvel comunitária da Polícia Militar também estará no local, distribuindo dicas de segurança, recebendo registro de ocorrências, denúncia e sugestão de policiamento.
Quem for ao Campus Universitário vai encontrar também o caminhão da Ciência, do Programa Ciência em Movimento (PCM) da Fundação Ezequiel Dias (Funed). O caminhão leva conhecimento científico e tecnológico, através de linguagem lúdica e popular.
Paralelamente, serão realizadas as feiras da agricultura familiar, da economia popular solidária e cadastramento de artesãos.

Empreendedorismo
O empreendedorismo terá posição de destaque nos eventos dos Fóruns Regionais de Governo pelo alto potencial de geração de emprego e renda.
Durante o encontro em Ituiutaba haverá um espaço de referência para o empreendedor e os gestores públicos, reunindo a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), [http://www.bdmg.mg..gov.br/]Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi/MG) e o Sebrae/MG.
No local, micro e pequenos empresários, contadores, prefeitos, representantes das secretarias municipais da Fazenda, de sindicatos e lideranças empresariais vão poder obter informações e orientações sobre, por exemplo, o processo de registro e legalização de empresas.
O público ainda poderá participar das palestras sobre a Junta Digital, Sala Mineira do Empreendedor, Minas Fácil Digital e boas práticas municipais para a melhoria do ambiente de negócios.
No estande da Jucemg, o prefeito ou representante da prefeitura também poderá firmar parcerias para a implantação da Sala Mineira do Empreendedor em seu município.
“Estaremos em todos os territórios com os Fóruns Regionais. É uma oportunidade para captar novos municípios para a integração dos nossos serviços”, afirma Gabriel Tavares, gerente de Integração da Jucemg, acrescentando que a meta da Junta é implantar a Sala Mineira do Empreendedor em 300 cidades mineiras até 2018.

Capacitação, palestras e roda de conversa
Todas as secretarias de Estado estarão com estandes e ações direcionados à sociedade e aos gestores públicos. Uma das atividades da pasta da Educação é a roda de conversa com jovens e adolescentes que vai debater os temas “Educa e Empodera as Minas” e “Jovens Meninas e a Violência de Gênero”.
As secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de Desenvolvimento Agrário (Seda), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) prepararam palestras e oficinas para agricultores familiares, lideranças do setor agrícola e movimentos sociais ligados ao segmento.
Já os funcionários dos Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) estão convidados a participar de encontro com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) para falar sobre a busca ativa de vagas de emprego.
Outro assunto em debate será o tema “Minas, o lugar certo para inovar”, que estará na pauta da reunião de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) com o colegiado executivo dos Fóruns Regionais.
Diversas ações serão exclusivamente voltadas para prefeitos e vereadores, como a capacitação dada pela Subsecretaria de Assuntos Municipais (Subseam) sobre consórcios, convênios e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc).
Ainda consta da programação orientação aos gestores municipais sobre a conferência da Promoção da Igualdade Racial.
Além disso, a Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), preparou informações, para a comunidade LGBT e a população, relacionadas ao decreto estadual que garante respeito ao nome social de transexuais, travestis e transgêneros.


 Crédito (foto): Frederico Maru


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas