Vazante volta a ser beneficiada pelo PVE

Iniciativa realizada anualmente pela Votorantim Metais e Instituto Votorantim já havia atuado em Vazante entre os anos de 2009 e 2015

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa da Votorantim Metais e do Instituto Votorantim, volta a atuar com o município de Vazante em 2017. O programa, que já havia sido realizado no município entre os anos de 2009 e 2015, abordará, nesta edição, o “Espaço Escolar como Ambiente de Aprendizagem”, tema escolhido pela Secretaria Municipal de Educação em um evento ocorrido em São Paulo nos dias 22 e 24 de março.

“A ideia do PVE neste ano é chamar a atenção para as inúmeras possibilidades de ensino e aprendizado existentes em espaços diversos para além dos muros da escola. A proposta, para isso, é envolver toda a comunidade escolar: educadores, alunos, pais e comunidade”, ressalta o gerente da unidade Vazante da Votorantim Metais, Antonio Padron.

Neste ano, participarão do PVE em Vazante todas as 12 escolas municipais, tanto de educação infantil como de ensino fundamental I e II.
São quatro ciclos, em que serão trabalhadas as frentes de gestão e mobilização. Serão encontros presenciais com duração de três dias em cada ciclo e com o objetivo de atuar na formação dos profissionais de educação e trabalho de campo nas escolas.
O PVE conta com consultoria da Comunidade Educativa CEDAC, que irá trabalhar diretamente com os técnicos da Secretaria Municipal de Educação e gestores escolares. Além do trabalho de mobilização junto à comunidade. O Ciclo I será realizado dos dias 23 a 26 de maio em Vazante.
Jovens protagonistas
Em 2016 o PVE aderiu ao programa Desafio Criativos da Escola, concurso cultural promovido pelo Instituto Alana. A iniciativa visa reconhecer projetos realizados por crianças e jovens que, apoiados por seus educadores, têm transformado suas escolas e comunidades.

O propósito é dar visibilidade e premiar iniciativas que estimulam o protagonismo dos estudantes no Brasil. O desafio tem caráter cultural, sem qualquer intuito de promoção comercial. Com essa parceria, o Criativos da Escola possibilita que os projetos inscritos nos municípios participantes do PVE concorram a uma premiação regional específica. Dessa forma, serão distribuídos prêmios para diferentes frentes e categorias, entre elas: frentes de mobilização, técnicos, equipes da Secretaria e de gestão escolar.
PVE
Criado em 2008, o programa Parceira Votorantim Pela Educação busca contribuir para a melhoria da educação pública por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional no âmbito dos municípios em que a Votorantim atua. O PVE atua de forma articulada, a partir da parceria entre os gestores da Secretaria Municipal de Educação, as equipes escolares, a comunidade, as empresas do Grupo Votorantim e parceiros como Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Alana e Fundação Lemman. O programa é desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além disso, o PVE prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e no fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação. Ao todo, são contemplados 53 municípios de 16 estados brasileiros.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva