Servidores e profissionais participam de curso sobre a lei de licença-prévia

Capacitação esclareceu pontos da nova lei para adequação de estabelecimentos


Cerca de 80 servidores, técnicos em engenharia e arquitetura e representantes da sociedade civil participaram, na tarde desta segunda-feira (29), de uma capacitação para esclarecer detalhes sobre a nova lei de Licença-prévia para Funcionamento dos Estabelecimentos (Lei 12.650/17). O treinamento - promovido pela Escola de Governo da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica - foi realizado no auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo Municipal, das 16h30 às 18h.

Durante o curso, foram apresentados aspectos gerais, tópicos sobre aplicabilidade e eficácia, bem como esclarecimento de pontos específicos da nova legislação. Assessores e técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) foram os responsáveis por ministrar o treinamento.

“O objetivo do encontro era a de apresentar a lei, de forma sucinta, e tirar todas as dúvidas. Na medida em que for preciso, realizaremos mais treinamentos para continuar no intuito de auxiliar na regularização dos imóveis na cidade”, destacou a secretária municipal de Planejamento Urbano, Denise Attux.

Quem apontou como positiva a iniciativa, por exemplo, foi o engenheiro civil Wesley Márcio Moura, que utiliza com frequência os serviços da Seplan para atender clientes que necessitam de licença prévia, alvará e habit-se e participou do treinamento. “É muito importante este diálogo com o poder público para que nós, profissionais que atuam na área, pudéssemos ser orientados e tirarmos dúvidas sobre a nova lei”, disse.

Mudanças na lei

Publicada em abril de 2017, a Lei 12.650 de autoria do Executivo Municipal atualizou a legislação municipal anterior (12.207/2015) que versava sobre a licença-prévia para o funcionamento de estabelecimentos. As mudanças foram feitas no intuito de adequar à atual conjuntura financeira do país o processo de obtenção da licença prévia, do alvará de funcionamento e do habite-se por parte estabelecimentos comerciais da cidade.

Entre as mudanças, vale destacar que o proprietário que precisar de licença prévia para o funcionamento do comércio não precisará mais apresentar, de imediato, um projeto arquitetônico e o alvará do Corpo de Bombeiros à Secretaria de Planejamento Urbano. Somente os documentos pessoais e a matrícula do imóvel serão requeridos. Desta forma, ele terá 90 dias de licença temporária para, dentro deste prazo, providenciar as documentações restantes.

Outra modificação é quanto aos prazos para executar as obras de acessibilidade que deverão conter no projeto arquitetônico a ser apresentado. Antes, o dono do imóvel tinha 180 dias para executá-las. Com a nova lei, o prazo passou de seis meses a dois anos, de acordo com a complexidade da construção.

IMAGEM: Cleiton Borges/Secom-PMU

29/05/17
Fernando Boente

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas