Deputado Arnaldo se posiciona sobre a polêmica dos depósitos judiciais

O deputado estadual Arnaldo Silva (PR), vice-líder do bloco Minas Melhor, usou a Tribuna da Assembleia Legislativa (ALMG) para se posicionar a respeito da polêmica dos depósitos judiciais. O parlamentar explicou que o então projeto de lei (PL) tinha garantias legais que traziam segurança aos deputados para debater e aprovar a proposição.


O primeiro ponto que Arnaldo destacou foi que o PL foi submetido à Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) antes de chegar à ALMG. Dos 25 desembargadores, 24 aprovaram o texto. “Portanto, o projeto de lei chegou na ALMG assinado pelo governador e pelo TJMG”, disse.

Além disso, o projeto reservava, no primeiro ano, um fundo de 25% e o Estado só poderia usar 75%, alterando posteriormente para 30% e 70% respectivamente. “Se a alegação hoje é que não houve a manutenção desse fundo, então alguém descumpriu essa lei”, alegou o deputado.

Arnaldo explicou que a Assembleia Legislativa não é órgão de execução. “Nós somos o Poder Legislativo que discute, promove as audiências públicas e elabora o processo legislativo. Se a lei não foi cumprida, nós precisamos verificar por que não foi feita a reserva do percentual que o texto menciona”.

Mais do que isso, Arnaldo afirmou que consta na norma outro artigo que se ocorrer qualquer caso de que não haja nesse fundo recursos suficientes para o pagamento dos alvarás de depósitos judiciais, o Estado será notificado imediatamente e terá o prazo de três dias para fazer a reposição. Caso isso não ocorra, fica o Tribunal de Justiça autorizado a fazer o bloqueio dos recursos necessários para o pagamento dos alvarás diretamente na conta do Estado.

“Os deputados estaduais aprovaram uma lei com todas as garantias legais para o cidadão. Se nós temos uma norma que garante o cumprimento e a segurança jurídica, cabem aos órgãos de fiscalização exigir o cumprimento da lei”, enfatizou Arnaldo.



Assista ao vídeo do deputado estadual Arnaldo Silva no link: https://youtu.be/izzoDZ-0JGg

Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva