Uberlândia recebe tradicional Festa Junina e Festival de Quadrilhas


Neste ano, Uberlândia recebe a tradicional Festa Junina, que completa 21 anos. O evento, já oficializado no calendário do município, traz shows, cultura, culinária para cidade, além do aclamado Festival de Quadrilhas Juninas.  
    
A festa é realizada pela Organização Não Governamental (ONG), Ação Moradia, fundada em 1993 e sediada no Bairro Morumbi, com o objetivo de  melhorar a qualidade de vida da comunidade, criando programas e oficinas que auxiliam a população de baixa renda. Entre um dos projetos da ONG, está a Festa Junina, que busca trazer a tradicional festividade de São João com um toque da cultura mineira.

Atualmente, o destaque da festa é o Festival de Quadrilha Juninas, que já está na 7° edição e promove o intercâmbio cultural de quadrilheiros da cidade e fora dela. Neste ano, vão participar os grupos Fala UaiForrozarte, ambos de Uberlândia, e Pega Fogo, diretamente de Belo Horizonte-MG. Em uma competição saudável, bonita e cheia de artistas talentosos, a disputa será para conseguir o Troféu Anarriê, entregue no dia 17 de junho ao som da Banda Sem Juízo para o melhor trabalho de conjunto, concepção coreográfica, casal de noivos, marcador (a), dançarino (a), figurino e melhor torcida da noite.   
  
Segundo Eliana Carrijo, fundadora da Ação Moradia e idealizadora do primeiro e único Festival de Quadrilhas em Uberlândia, as coreografias esbanjam beleza, charme e animação. "É uma competição saudável que reúne brincantes de vários bairros de Uberlândia para mostrar sua desenvoltura em coreografias e figurinos festivos", conta ela.    
  
Além do Festival, a festa contará com apresentações ilustres dos grupos Paixão Caiçara (SP), "Quadrilhão" (MG), Paixão Cangaço (GO), Nova Geração (MG), Chic Chic (MG) e "Os Mais Vividos do SESC" (MG), respectivamente. Após assistir as danças, o público poderá curtir os shows das bandas Cameloucos, Sociedade Livre, Música em Ação, PaQua, Êxtase, Só no Desapego, Expresso Vinil, Sempre Bom, Sem Juízo, D'Corpo Inteiro e dos cantores Théo Mello e Kaik Monteiro.  

Com oito dias de eventos, grande produção, barracas de comidas, brinquedos infantis, decoração e muitos shows, a expectativa é que o público chegue a mais de 20 mil pessoas. Uma equipe de segurança credenciada pela Polícia Federal (PF) estará presente para manter a privacidade e tranquilidade do local, que será em um ambiente fechado e, inclusive, contará com ambulância e enfermeiro para atender qualquer tipo de problema.  
  
A festa tradicional acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, 03, 04, 10, 11, 17 e 18 de junho ao lado do Terminal Central, na Praça Sérgio Pacheco, e terá o lucro revertido para os projetos sociais da Ação Moradia.   

Att.

 Darah Gomes
 Ascom - Ação Moradia




Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado