Explicação sobre a falta de medicamentos na rede municipal de Tupaciguara-MG

A atual gestão vem a público explicar o porquê da falta de medicamentos para a população do Município. Vamos aos fatos:
             Todos os anos, são liberadas, pela Secretaria de Estado de Saúde, as programações de compra de remédios, nas quais a gestão pública tem o prazo de executar o pedido/empenhar/pagar e receber os medicamentos.
No ano de 2016 foram estas as execuções do poder municipal: programação de março – COMPRA NÃO REALIZADA, programação de Junho – COMPRA REALIZADA, programação de Setembro – COMPRA NÃO REALIZADA, programação de Novembro – COMPRA NÃO REALIZADA.
Notamos assim que a aquisição de medicamentos durante o ano de 2016 ficou muito abaixo da necessidade do Município.
Se a compra do mês de Novembro tivesse sido efetuada, o Município de Tupaciguara teria medicamentos em estoque para atender a população tupaciguarense dentro da normalidade.
No ano de 2017, em 24 de fevereiro, foi aberta a programação de medicamentos.
A atual gestão empenhou todo seu efetivo para que a lista de medicamentos fosse atualizada e enviada para a compra desses dentro do prazo legal. E a entrega já está sendo efetivada.

A gerência dessa programação é de responsabilidade do Governo do Estado, e a Prefeitura adere ao sistema de Registro de Preço para aquisição de medicação de boa qualidade, mais barata, mais rápida e que gere aos cofres públicos uma economia. 
A atual gestão sabia e sabe da responsabilidade que está enfrentando, mas garante a todos que o abastecimento de medicamentos já está sendo normalizado, sanando as deficiências de compras do ano anterior.
A gestão anterior não realizou a compra do PRIMEIRO, TERCEIRO E QUARTO CICLOS, o que PROVOCOU a falta de abastecimento nas unidades de saúde nos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2017, trazendo grande incômodo para todos os munícipes que necessitam de medicamentos para tratarem de suas enfermidades e afins.
Confira o print do sistema SIGAF:

Desde o mês de janeiro, a atual gestão preferiu centralizar todo o baixo estoque de medicamentos, para melhor fiscalização e administração, na Farmácia para Todos, e isso gerou o desabastecimento das farmácias das unidades básicas,  trabalhando com o estoque mínimo de remédios.
A atual gestão entendia a dificuldade por que todos estão estavam passando naquele momento com a falta de medicação, mas sabia da sua responsabilidade e de todo modo estava empenhada em resolver o mais rápido essa questão de extrema importância para todos os tupaciguarenses: medicação gratuita. Entendia ainda que todos necessitavam da continuação dos seus tratamentos, portanto priorizou a realização do primeiro ciclo de pedidos. E que todos os esforços foram realizados, para que dentro da legalidade, moralidade, eficiência e publicidade, o problema pudesse ser resolvido o mais breve possível e a população não sofresse mais com a falta de responsabilidade, já sendo investigada.
A Prefeitura de Tupaciguara, neste momento, Governa pelo Povo, para uma Cidade de Todos, e assim cuidando de todos para o amanhã ser melhor que o hoje e possamos viver numa cidade tranquila e que volte a ser uma Tupaciguara de progresso e, acima de tudo, uma cidade de futuro e de belezas que encantam a todos que a visitam.

Henrique Mendes
MTE 17.702-MG
Assessoria de Comunicação Social
comunicacao@tupaciguara.mg.gov.br
(34) 3281-0015

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas