AÇÃO MORADIA-SEMPRE EM AÇÃO EM PROL DA COMUNIDADE!

Ação Moradia, é uma associação de interesse público, com personalidade jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos e de caráter beneficente, assistencial, educativo, ambiental e cultural. Tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de risco social. A Associação foi criada em 1993, quando sua fundadora, Eliana Setti levou um grupo de adolescentes a refletir sobre os problemas causados pelas diferenças sociais, culminando em visitas às famílias assentadas na periferia de Uberlândia-MG. A iniciativa cresceu, e em 2000, foi formalizada a ONG Ação Moradia.

    No ano de 2002, dentro da ONG foi fundada a primeira Fábrica de Tijolos Ecológicos de Uberlândia, uma das maiores iniciativas do terceiro setor que foi reconhecida pela prefeitura de Uberlândia, inclusive, tornando o projeto de construção de tijolos ecológicos e aquecedor solar uma política pública. Ao longo dos anos a ONG ampliou as suas atividades e hoje em dia, além da fábrica de tijolos, beneficia famílias com a criação de projetos e oficinas que capacitam famílias inteiras por meio de cursos de capacitação para mulheres, homens e crianças no período extraescolar. Tais ações estimulam o empreendedorismo comunitário para geração de renda e trabalho, permitem com que cidadãos saiam da informalidade, tenham acesso a direitos sociais e trabalhistas. 
   A Ação Moradia também é referência no fomento a empreendimentos comunitários, inclusive, atualmente, apoia o desenvolvimento dos seguintes empreendimentos: Fábrica de tijolos ecológicos, Facção de Bordadeiras, Cozinha Saudável e Horta Orgânica. Ademais, tem em seu histórico o desenvolvimento de projetos de segurança alimentar e cidadania responsável. Dados da instituição revelam que atualmente, cerca de 2.200 pessoas, mais de 600 famílias em vulnerabilidade social participam de tais projetos que tem como objetivo maior sua transformação econômica.
     Essas famílias beneficiadas residem na periferia da zona leste de Uberlândia, região na qual a Instituição se localiza e que, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social (2015), abriga mais de 560 famílias em situação de extrema pobreza, com uma renda familiar per capita de até R$77,00 mensais. Acredita-se que este número tem crescido neste último ano, devido à situação de fragilidade econômica vivida em todo o país. 
     A atuação da instituição ao longo dos anos lhe conferiu importantes títulos como o de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal e o Certificado de Entidade Brasileira de Assistência Social, bem como diversos prêmios a nível nacional e internacional. Ao longo de sua trajetória obteve apoio de importantes parceiros, tais como: Fundação Interamericana, BrazilFoundation, Ashoka, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Monsanto Found, American Express, Fundação Carrefour, Fundação Cargill, Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, Instituto HSBC, Instituto Renner, Instituto Coca Cola Brasil, Ministério do Trabalho e Ministério das Cidades. 

Projeto Geração

O projeto Geração surgiu da parceria entre a Ação Moradia e a Fundação Cargill. O projeto tinha como objetivo promover o empreendedorismo comunitário na área de produção de alimentos saudáveis, para famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes na periferia da zona leste de Uberlândia, Minas Gerais. O Projeto que durou um ano e contou com um curso de qualificação profissional na área de manipulação de alimentos saudáveis, uma fase de capacitação empreendedora para a criação de microempreendimentos e assessoria por meio da incubação de unidades produtivas comunitárias voltadas para a área alimentícia. Durante esse processo de incubação surgiram dois empreendimentos, o Geração Fit Refeições e Salgados, que como o próprio nome diz, produz salgados e refeições saudáveis, rico em proteínas e com baixo teor de gordura, multigrãos e o Geração Fit bolos e doces que consiste em bolos integrais, multigrãos e doces com baixo teor de gordura. 
Atualmente, existem três empreendimentos, compostos em sua maioria por mulheres e que continuam incubados, produzindo na Unidade Produtiva Comunitária da Ação Moradia e recebendo apoio técnico para o desenvolvimento dos empreendimentos até que alcancem maior maturidade. Recentemente, integrou-se à Unidade Produtiva Comunitária o empreendimento Casa do que a terra dá, que produz artesanalmente tapiocas, conservas, compotas e tortas, tudo com matéria-prima orgânica bem como cestas de hortaliças e verduras orgânicas.
A venda de produtos dos três empreendimentos é feita através dos meios de comunicação: 


Geração FIT:
facebook: www.facebook.com/geracaofitempreendimentos
Instagram: @geracaofitalimentacaosaudavel
E pelos telefones:
Refeições e salgados - Maria Cláudia: (34) 9 8849-5024 ou 9 9645-6048
Bolos e doces - Marly: (34) 9 9108-8504

Casa do que a terra dá - Ester: (34) 9 9176-1147.

Faça já a sua encomenda e contribua para o empoderamento econômico de famílias e fomento ao microempreendedores de Uberlândia!





Júlia Mascarello.
Assessora de Projetos
Ação Moradia
(34) 3226-6558/9 9942-7471

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas