Vacinação contra vírus Influenza é prorrogada até 15 de junho

Imunização continua nas unidades de saúde da rede municipal; até o momento, 120 mil doses foram aplicadas
                                                                  Valter de Paula / SecomPmu

Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até o dia 15 de junho para comparecer nas unidades de saúde e ficar protegido. Programada anteriormente para terminar nesta sexta-feira (1º), o Ministério da Saúde prorrogou o prazo de campanha nacional de vacinação em decorrência do impacto da paralisação dos caminhoneiros nos atendimentos voltados à imunização. Em Uberlândia, a iniciativa continua em todas as unidades de saúde da rede município

A campanha começou no dia 23 de abril com o objetivo de minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da gripe, principalmente no inverno. Desde o início da ação, a Prefeitura de Uberlândia tem intensificado os trabalhos a fim de garantir que a comunidade seja protegida e já imunizou aproximadamente 120 mil pessoas. Dos grupos prioritários, apenas os idosos estão com mais de 90% da cobertura vacinal.

Proteção ampla



De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cláubia Oliveira, a prorrogação do prazo é mais uma oportunidade que o público-alvo tem para se proteger. “Estamos falando de uma doença que pode levar ao óbito, principalmente às pessoas mais frágeis que fazem parte do público-alvo. Até o momento, 70% da população foi vacinada, no entanto, as crianças e gestantes continuam com menos de 50% da cobertura vacinal. O vírus circula na cidade e precisamos reforçar nossa cobertura”, explicou.



A coordenadora também ressalta que todos que se encaixam nos grupos prioritários precisam ser imunizados, sobretudo, os quem têm comorbidades, como doenças respiratórias, renais, cardíacas crônicas ou diabetes. “Precisamos dar atenção a estes pacientes, pois eles têm maiores riscos de complicações se forem infectados pelo Influenza”, disse.



Vacina trivalente



A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. É segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações, ou até mesmo, óbitos.



A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.



Influenza: o que é e como ser evitada



A influenzaéumainfecçãoviralagudaqueafetaosistemarespiratório.Sua transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar,tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que,após contato com superfícies recém-contaminadas, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Por isso, é importante adotar os seguintes cuidados:



- Lavar as mãos com frequência;

- Ventilar os ambientes;

- Evitar coçar os olhos ou colocar as mãos na boca;

- Quando tossir, tapar a boca com o antebraço e não com as mãos.



Saiba quem pode participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra Imfluenza:




Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas