Exposição Estadual Agropecuária mostra a força do agronegócio mineiro

Evento começa no dia 22 de maio, na Gameleira, com novidades na programação e entrada gratuita
Agência Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza, no período de 22 a 27 de maio, a 58ª Exposição Estadual Agropecuária, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte.

Tradicional no calendário agropecuário do estado e com entrada gratuita, o evento é realizado em parceria com a Faemg e as instituições vinculadas ao sistema operacional da agricultura – Emater-MG, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela gerência do Parque da Gameleira e pela operacionalização da exposição.

Ao longo de quase 60 edições, a exposição tem cumprido sua função de dar visibilidade a importantes setores do agronegócio mineiro, viabilizando negócios e promovendo oportunidades de reciclagem de conhecimentos.


“Essa é uma oportunidade para que todos conheçam a força e a diversidade da produção agropecuária no estado. No ano passado, o PIB do setor no estado alcançou R$192,4 bilhões”, afirma o Secretário interino de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil.

Para o diretor-geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães, a exposição tem confirmado a cada ano seu viés de valorização do agronegócio, ao reunir criadores e pecuaristas inclusive de outros estados, propiciando vendas de animais e intercâmbio de informações que agregam valor ao setor.

“É importante frisar, no entanto, que a importância da exposição não se restringe ao seu perfil de evento de negócios, pois a feira tem demonstrado a cada edição sua importância também como opção de lazer para a população, que pode conhecer um pouco da vida no campo”, afirma.

Marcílio Magalhães lembra que o Parque da Gameleira comemora em junho 80 anos da sua criação, e que o mesmo tem recebido a atenção do Governo do Estado, a exemplo da revitalização da sua infraestrutura realizada no ano passado e que somou investimentos de aproximadamente R$ 4,4 milhões. 

Programação diversificada

A Exposição Estadual Agropecuária trará bovinos, equídeos, caprinos e ovinos que participarão dos julgamentos que irão premiar os exemplares que mais se aproximam do padrão ideal de cada raça. Serão realizados também três leilões.



A feira trará novamente nesta edição as atrações que foram sucesso de público no ano passado como os espaços temáticos. Uma das novidades desta edição é o Galpão de Processamento, onde o público poderá acompanhar algumas etapas do processo de fabricação do algodão, da cachaça e de produtos derivados da apicultura. O objetivo é aproximar cada vez mais o público urbano não apenas do produto final, mas dos processos de produção, divulgando tecnologias e ampliando o conhecimento. 

Produtos certificados da agroindústria de pequeno porte como cachaças, queijos, mel, embutidos, hortaliças e frutas orgânicas, dentre outros, serão comercializados no galpão da agroindústria. No espaço, também vai funcionar uma cozinha gastronômica com o preparo e degustação de pratos, utilizando os produtos em exposição no galpão.

No galpão da floricultura será realizada a Exposição de Flores, Folhagens e Paisagismo, além de cursos com informações básicas para quem deseja se iniciar no cultivo de minijardins de suculentas e terrário. A piscicultura traz a exposição de peixes ornamentais, a 3ª edição do Concurso Nacional de Guppys e Bettas de linhagem, diversos cursos, além da mostra do segmento de peixes de corte.

Para os fãs do segmento pet (animais de estimação e companhia), haverá exposição de animais e feira de adoção de cachorros no galpão do meio ambiente. No espaço, várias atividades vão mostrar o que é possível fazer a partir do material reciclado; além de orientações sobre como montar uma horta doméstica e exposição de mudas.

A exposição traz, ainda, atrações consagradas no gosto dos visitantes como a minifazenda, espaço lúdico e de interação, onde o público, especialmente o infantil, pode interagir com os pequenos animais.

Na avaliação do Presidente da Faemg, Roberto Simões, além de gerar negócios, outro importante objetivo é apresentar a realidade rural ao público urbano, e oferecer às famílias da capital a oportunidade de ter contato com animais e conhecer a origem dos alimentos que consome.

“Durante uma semana, Belo Horizonte será a grande vitrine do que é produzido no campo, com avançada tecnologia, melhoramento genético e muita dedicação do produtor rural. A 58ª Exposição Estadual Agropecuária reafirmará o sucesso que a consolida como um importante evento do setor”, afirma.

Os organizadores estimam receber no parque mais de 65 mil pessoas, número que foi registrado na edição de 2017, com a presença de pecuaristas, produtores rurais, profissionais do agronegócio, estudantes de áreas afins ao setor e público em geral.

Toda a programação do evento está disponível no site www.exposicaoagropecuariamg.com.br.



Serviço:

58ª Exposição Estadual Agropecuária
Data: 22 a 27 de maio de 2018 (terça-feira a domingo)
Horário: das 8h às 21h
Local: Parque de Exposição da Gameleira – Av. Amazonas, 6020 – Belo Horizonte (MG)
Entrada Gratuita
Informações: www.exposicaoagropecuariamg.com.br

 http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/exposicao-estadual-agropecuaria-mostra-a-forca-do-agronegocio-mineiro



Mais informações:

Assessoria de Comunicação da Seapa – Telefone (31) 3915-8543 / 8553

Assessoria de Comunicação do IMA – Telefone (31) 3915-8706 / 8707



Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG

Facebook: https://www.facebook.com/governomg/

Twitter: https://twitter.com/governomg

Instagram: https://www.instagram.com/governomg/

YouTube: https://www.youtube.com/user/governodeminasgerais

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas