Definido cronograma do 5º Prêmio de Dança e Seletiva YAGP Brasil

Cerca de 500 dançarinos de todo o país devem passar por Uberlândia entre os dias 12 e 16 de julho; inscrições seguem abertas


Do dia 12 a 16 de julho, o Teatro Municipal de Uberlândia será o destino comum de mais de 500 dançarinos, que participarão do 5º Prêmio de Dança/Seletiva Youth America Grand Prix (YAGP) Brasil, evento que garante vaga para a etapa final do concurso, a ser realizada em 2019, em Nova York. Com inscrições abertas, a iniciativa ganhou um novo capítulo com a definição do cronograma das atividades.

A programação foi dividida em quatro categorias, entre pré-competitivo para crianças de nove a 11 anos; júnior para 12 a 14 anos; sênior para jovens de 15 a 19 anos e avançada para os demais. Para esta última, a organização ressalta que, apesar da premiação para os melhores colocados, não há destinação de vagas para o YAGP, uma vez que o certame seleciona apenas a faixa etária entre nove e 19 anos.


Sonhos em movimento


A cada ano, mais de dez mil jovens dançarinos participam das etapas do YAGP, onde concorrem ainda a bolsas de estudos e contratos com companhias profissionais de vários cantos do mundo. Além de Uberlândia, única representante brasileira, cidades como Paris, Barcelona, Pequim, Tóquio, Cidade do México e Sidney também recebem as seletivas. A expectativa é que os bailarinos selecionados no Brasil integrem outros mais de 1,2 mil alunos que participarão das finais em abril do próximo ano, em solo norte-americano.

“O resultado de tudo isso é o desenvolvimento e intercâmbio de conhecimentos tão importantes para o avanço da arte da dança em nossa cidade, estado e país”, destacou a diretora artística da competição, Guiomar Boaventura.


Outro diferencial do evento é o caráter pedagógico. Isso porque, além das apresentações culturais frente à banca internacional de jurados, a programação também conta com diversas oficinas para os participantes. 

“Estamos falando da maior competição de dança do mundo. Entramos como a única cidade brasileira a receber essa seletiva e será fundamental para dar uma grande oportunidade para nossos bailarinos iniciarem uma carreira profissional”, afirmou a secretária de Cultura, Mônica Debs.

Inscrições

Com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o 5º Prêmio da Dança/Seletiva YAGP Brasil será aberto a estudantes de todas as nacionalidades, entre 9 e 19 anos. As modalidades serão distribuídas entre Ballet Clássico de Repertório; Contemporâneo, Jazz e Danças Urbanas. As inscrições se estendem até o dia 20 de junho. Para mais informações, acesse o site.





29/05/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas