Redução da mortalidade materna é tema de conscientização do Hospital Santa Genoveva

Foi criado em 28 de maio de 1994 o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, data que visa fortalecer e garantir melhores políticas públicas que garantam boas condições médicas para as gestantes. Nesta data, ainda, é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.


Ter o filho nos braços após o parto é o que toda mãe quer, sempre pensando que tudo ocorra da mais segura e melhor maneira para ela e, principalmente, para o bebê. Pensando nisso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou em 2012 um check-list de parto seguro, visando a segurança dos pacientes. São quatro momentos importantes, que vão da admissão da mãe no centro cirúrgico, até o momento da alta
.Este check-list tem por objetivo evitar que aconteçam mortes maternas e de recém-nascidos após os partos. Para a ginecologista e obstetra do Hospital Santa Genoveva, Ana Paula Lino Machado, boa parte dessas mortes podem ser evitadas, uma vez que as principais causas são por hemorragia, infecções e trabalhos de parto mal sucedidos, além da pré-eclâmpsia. “Esse processo auxilia os médicos para que os padrões sejam seguidos e cada parto ocorra da melhor maneira possível, sempre prezando pela boa qualidade dos serviços oferecidos”, disse a obstetra.




Etapas do Check-List

Admissão da mãe no centro cirúrgico ou sala de parto; antes da cesárea ou, em caso de parto normal, antes de empurrar o bebê; uma hora após o nascimento e antes do bebê e da mãe receberem alta.

“Cada etapa deve ser observada e bem acompanhada pelo obstetra responsável. Por exemplo, verificar se a mãe está com sangramento exacerbado, se há foco de infecção e se o bebê já consegue mamar”, finaliza a médica.



Dados da OMS

Segundo a Organização Mundial de Saúde, dos 130 milhões de nascimentos que ocorrem todos os anos, cerca de 303 mil resultam na morte da mãe, 2,6 milhões são natimortos e outros 2,7 milhões de recém-nascidos morrem nos primeiros 28 dias após o nascimento.






I
nformações para a Imprensa
Ana Carolina Amorim


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas