Reunião da diretoria CDL recebe secretário de meio ambiente, desenvolvimento urbanístico

Foram discutidas ações para melhorar a qualidade de vida da população de Uberlândia

A Reunião entre diretores da CDL Uberlândia realizada dia 15 de maio contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior, do assessor técnico em Meio Ambiente da prefeitura Anderson Alves de Paula e do novo secretário de Planejamento Urbano, Rubens Kazuchi Yoshimoto.

Várias ações para melhorar a qualidade de vida da população de Uberlândia foram discutidas, entre elas a Lei Federal de Acessibilidade aprovada em 2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. Baseado nisso o presidente da CDL Uberlândia, Cícero Novaes expôs ao secretário de planejamento urbano que a lei tem sido aplicada de forma linear inclusive em imóveis construídos antes desta data, o que não é pertinente já que à sua época, estes imóveis já tiveram seus projetos aprovados e obrigatoriedade de adaptação em determinadas situações se torna inviável, seja por questões estruturais do imóvel, espaço disponível, valor de investimento ou outras. Assim, o certo seria que que a obrigatoriedade recaísse nos imóveis novos, projetados e construídos após a instauração da lei. Não havendo condições ou viabilidade de adequação destes imóveis antigos, os mesmos ficam disponíveis à invasão de sem tetos, depredação e pichamento. A adequação em muitos casos não agrega valor nem possibilita retorno aos proprietários.

Com parâmetros da Lei de Acessibilidade Uberlândia chegou a ter mais de 12.000 imóveis irregulares. Mas após reuniões articuladas com apoio da CDL entre a secretaria responsável, ministério público, vereadores e empresários, o entendimento de alguns casos, reduziu este número para cerca de 8.000 imóveis que ainda necessitam de adequação atualmente. O exemplo que ajudou a reduzir este número é o caso dos mezaninos, que quando são utilizados apenas para escritório ou depósito não devem ser cobrados de ter acessibilidade. Além disto, é preciso não misturar o habite-se (que é municipal) com alvará de acessibilidade (federal) e corpo de bombeiros, devendo haver possibilidade de regularizações individuais.

Para evitar estes transtornos a proposta é criar uma comissão isenta para avaliar os casos que não se enquadram na Lei. O presidente sugeriu aos presentes que possa ser montada uma comissão imparcial, com capacidade técnica e bom senso, para analisar o que pode ser feito considerando caso a caso. A comissão seria formada por engenheiros e arquitetos que pertençam à entidades de classe e empresários, membros da secretaria de planejamento, do ministério público e representante do corpo de bombeiros de forma que, com legitimidade, possa analisar e definir critérios para viabilizar acessibilidade com desenvolvimento municipal.

A adequação deve ser priorizada desde que a segurança e o bem estar da população não sejam afetados, ou seja, quando uma Lei prejudica a sociedade, prevalece o bem estar social. E também vale ressaltar que não adianta aprovar leis protelatórias que nada resolvem em definitivo, o objetivo é facilitar ao empresário cumprir seu papel sem infringir as leis municipais ou federais.

Rubens assumiu a pasta recentemente e aproveitou a oportunidade para esclarecer que a secretaria deve implantar a acessibilidade de estado, ou seja, que diz respeito ao transporte público e prédios e áreas públicos, e assim a cidade poderá ser um exemplo de acessibilidade.

Cícero coloca a entidade à disposição para participar e contribuir com a análise de novos projetos podendo citar o corredor de ônibus, implantação de viadutos entre outras mudanças. Ele alerta também sobre a importância de se realizar estudos de impacto de vizinhança e de impacto de meio ambiente para prevenir interferências que alguns projetos podem provocar em relação ao deslocamento de pessoas e ao fluxo de veículos em determinadas regiões prejudicando o comércio e a população. Assim, é possível contribuir para um município mais planejado e viável para as gerações futuras.

Cícero explica ao secretário Dorovaldo Rodrigues que a CDL tem recebido reclamações frequentes das empresas associadas, as quais têm sido prejudicadas pela concorrência causada pelos vendedores informais e ambulantes que ficam na porta dos estabelecimentos, impendido o bom funcionamento de comércios regularizados. Ele citou alguns locais como o perímetro avenida Nicomedes Alves dos Santos, o centro da cidade e próximo ao terminal central e praça Tubal Vilela.

O Presidente entregou um Ofício à secretaria de Meio Ambiente aos cuidados do secretário solicitando a fiscalização do comércio irregular de ambulantes. Cícero lembrou que também há reclamações dos associados em relação às feiras que geralmente se instalam temporariamente na cidade, sem as devidas regularizações, e assim como os ambulantes concorrem de forma desleal com o comércio legal formalizado. Tal situação, em um momento de crise pode ameaçar o fechamento de empresas gerando desempregos e agravando ainda mais a economia no município. Cícero propõe uma fiscalização intensiva e não anunciada, e que ocorra de forma randômica, ou seja, em pontos diferentes da cidade.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico falou sobre as ações da secretaria e do trabalho que vem sendo realizado, inclusive algumas parcerias como a aproximação com a CDL e também, realizou uma apresentação detalhada das atividades da secretaria que é responsável pela manutenção dos cemitérios, do zoológico, e controle ambiental referente a poluição de solo, sonora e visual, bem como retirada de entulho para apoio ao combate à dengue.

O assessor técnico de Meio Ambiente também complementou relembrando o trabalho do Horto Municipal que fornece mudas à população e realiza podas de árvores para evitar quedas de árvores em épocas específicas e plantios de reposição. O secretário informou o número de telefone 0800 666 2001 disponível para que as pessoas possam ajudar a identificar lâmpadas queimadas. O prazo para a troca do equipamento é de 72 horas a partir do chamado. E, ainda, ressaltou a importância de a comunidade contribuir com a manutenção de terrenos vagos e locais de uso comum limpos.





Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas