Ferub amplia produção e distribuição de mudas aos produtores rurais

Espécies nativas e frutíferas podem ser retiradas na Fazenda Buriti

Araípedes Luz – Secom / PMU
Preservar espécies nativas, recuperar áreas degradadas e melhorar a qualidade de vida. Foi com esse propósito que a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) intensificou, desde o ano passado, a produção e doação de mudas nativas. O trabalho é feito no Centro Tecnológico de Educação Rural (Ceter) na Fazenda Buriti.

 Mais de mil mudas estão prontas para o plantio e outras três mil estão em fase de desenvolvimento. “Nós temos um projeto social de doação de mudas para os pequenos produtores e em 2018 iremos entregar mil mudas a mais que no ano passado. O nosso foco é na produção de espécies nativas como ipê, jacarandá e frutíferas como graviola, tamarindo e jenipapo,” revelou Mayer Andrade, engenheiro agrônomo e assessor da Ferub.


           

            “A maioria dos produtores nos procuram com a preocupação de preservar as espécies. Tem aqueles também que querem fazer a recuperação das nascentes ou o plantio de novas espécies na Área de Preservação Permanente (APP)”, salientou o assessor. Para ampliar o número de áreas alcançadas, cada produtor pode retirar, no máximo, dez mudas.



Recolhimento de sementes



            Outra frente de trabalho da equipe é o recolhimento de sementes. “O produtor pode entrar em contato e nós vamos à propriedade recolher as sementese, posteriormente, semeá-las. Trabalhamos apenas com espécies nativas porque a chance de sucesso é maior, já que elas são adaptadas às características do solo e do clima”, explicou o biólogo José Rodrigues.



Novas mudas



            Em março deste ano a equipe utilizou uma nova técnica de germinação para produzir pequi. “A técnica deu certo e acredito que daqui a seis meses, quando a muda atingir 40 centímetros, nós já vamos começar a distribuição”, contou o biólogo. O próximo passo é produzir macaúba e buriti.



As mudas podem ser retiradas de segunda a sexta, das 8h às 16h na Fazenda Buriti, localizada no km 63 da BR-050. Para maiores informações, os interessados podem mandar email para ferub@uberlandia.mg.gov.br ou ligar no (34) 3234-1363



21/05/18

Ellen Melo

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas