Prefeitura apoia treinamento a produtores de agroindústria de pequeno porte
Capacitação gratuita beneficiará 30 produtores em busca de registro junto aos órgãos de fiscalização sanitária
Em mais uma ação de fomento à economia rural do município, a Prefeitura de Uberlândia apoiará, nos próximos dias, um treinamento gratuito de boas práticas de fabricação aplicadas à agricultura familiar, voltado a 30 produtores. O curso de 32h será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e acontecerá na sede do Sindicato Rural. A diretriz faz parte do conjunto de realizações promovidas pelo Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.
O curso atenderá duas turmas de 15 alunos, com encontros marcados entre 28 de maio e 7 de junho. A certificação é obrigatória para os interessados em atender as resoluções da nova lei municipal da agroindústria, sancionada em março deste ano pelo prefeito Odelmo Leão.
Para facilitar o processo de regularização, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos realizou um diagnóstico sobre o setor na cidade, reunindo produtores que estejam em busca do registro junto aos órgãos de fiscalização sanitária. Serão trabalhados conteúdos de orientação sobre a atuação do Serviço de Inspeção Municipal e a Vigilância Sanitária Municipal.
Para a secretária municipal responsável pela pasta, Walkíria Naves, este curso é uma etapa fundamental para assegurar a qualidade de toda a cadeia econômica que envolve o setor. “A regularização dos produtos de origem animal e vegetal é fundamental para produção de um alimento de qualidade, garantia da saúde do consumidor e diversificação da comercialização destes itens”, destacou.
Novo Agro
O programa Novo Agro foi lançado pelo prefeito Odelmo Leão em novembro do ano passado, após elaboração das secretarias municipais de Agropecuária , Abastecimento e Distritos e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. A proposta é trabalhar cinco pilares da economia rural: Agroindústria de Pequeno Porte, Agroecologia, Piscicultura, TurismoRural e Gastronomia.
Desde então, foram executadas inúmeras ações, como a publicação de novas leis, eventos, cursos, capacitações dentre outras iniciativas de fomento. Ao todo, dez entidades se juntaram à gestão municipal, em uma inédita parceria de cooperação.
25/05/2018
Renato Faria
Comentários