Dia Mundial Sem Tabaco é debatido pelo Hospital Santa Genoveva

Dia 31 de maio é uma data importante para falar sobre um assunto que está em quase todas as rodas de conversa: o cigarro. Milhões de pessoas morrem todos os anos de doenças relacionadas ao cigarro. O Dia Mundial Sem Tabaco serve para conscientizar sobre os malefícios causados pelo tabagismo, uma campanha que faz parte da rotina do Hospital Santa Genoveva.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu para a campanha de 2018 o tema: “Tabaco e Doença Cardíaca”, com o intuito de alertar sobre a ligação entre o tabaco e as doenças cardiovasculares. Segundo a OMS, sete milhões de pessoas morrem em decorrência do cigarro. Deste montante, cerca de 900 mil são vítimas de fumo passivo.  De acordo com o portal do INCA – Instituto Nacional de Câncer, as doenças cardiovasculares, incluindo as vasculares cerebrais, combinadas com o tabagismo, matam cerca de 17,7 milhões de pessoas por ano.  

O cigarro contém mais de quatro mil substâncias químicas, das quais 43 são cancerígenas e, por meio delas, aumentam o risco de câncer de pulmão, boca, garganta, pâncreas, bexiga, rins, ossos e vários outros. O cigarro é responsável por pelo menos 40% de todas elas. Segundo dados do INCA, o uso do cigarro causa, em média, 50 doenças diferentes e aproximadamente 200 mil mortes por ano no Brasil, o equivalente a 23 pessoas por hora. Além dos diversos tipos de cânceres, o cigarro pode causar infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC).

Para o cardiologista do Hospital Santa Genoveva, Leandro Alves Garcia, o tabaco é um fator de risco estabelecido para doenças cardiovasculares, já que provoca contração dos vasos sanguíneos, altera circulação cerebral e contribui para processos de hipercoagulação. “Além dos diversos tipos de cânceres, o cigarro pode causar infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, abandonar o tabaco é uma das principais medidas que devem ser estabelecidas no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares”, finaliza o médico.



Informações para a Imprensa
Ana Carolina Amorim

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas