Fornecimento de sementes beneficia 70 mil famílias mineiras


Ação é desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais, com recursos estaduais e federais, em 500 municípios
O Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e outras instituições, tem ajudado a melhorar a realidade de muitos agricultores. Um exemplo, é o fornecimento de sementes de milho de qualidade comprovada e adaptadas ao estado.

Os beneficiados utilizam a produção para o consumo próprio e na alimentação das criações, além da possibilidade de venda do excedente. De acordo com a Emater-MG, na safra 2017/2018, cerca de 70 mil famílias, em cerca de 500 municípios, foram diretamente beneficiadas com o recebimento de sementes de milho.

As famílias que receberam o insumo são de diversas regiões do estado. No semiárido mineiro, 161 toneladas foram doadas por meio do programa Sementes Presentes. Esta é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, executado pela Emater-MG, Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) e Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor).

O programa faz parte da estratégia estadual de Enfrentamento da Pobreza no Campo Novos Encontros, criada pelo Governo de Minas Gerais em 2016. Ela reúne diversos programas, ações e projetos voltados para a melhoria das condições de vida da população do campo.

São 20 instituições governamentais atuando em três eixos: acesso a serviços públicos, benefícios e transferência de renda, inclusão produtiva e infraestrutura.

Maria do Patrocínio da Silva é agricultora familiar da comunidade Cachoeira II, no município de Manga, Norte de Minas. A agricultora foi uma das beneficiadas pelo Sementes Presentes. Ela recebeu sementes de milho.

“Melhorou bastante. Se não fosse esse projeto não teríamos como plantar milho. A semente é muito cara e não tenho como comprar”, explica. Ela já colheu o milho. O alimento é utilizado para consumo próprio e para tratar da criação de galinhas.

Além disso, Maria do Patrocínio passou a comercializar parte da produção de milho no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o que tem gerado uma renda extra. “ Ainda bem que a gente conseguiu essas sementes para plantar”.



Convênio

O fornecimento de milho também aconteceu por meio de uma parceria, firmada entre a Emater-MG e a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead).

O convênio possibilitou a entrega de mais 545 toneladas de sementes de milho para os agricultores familiares, em todas as regiões do estado de Minas Gerais. O valor dos recursos destinados para esta ação, que também distribuiu sementes de feijão, foi de R$ 4,2 milhões.



Resultados

Segundo o gerente da Unidade de Planejamento e Estratégia Corporativa da Emater-MG (Upec), Cláudio Augusto Bortolini, as sementes entregues contribuíram com cerca de 2,75% da produção de Minas Gerais, chegando a quase 190 mil toneladas.

Ainda de acordo com Bortolini, as sementes distribuídas representaram cerca de 3% da área estadual plantada, o que representa 35 mil hectares.

Essa iniciativa deverá movimentar na economia mineira mais de R$ 100 milhões, diz o gerente. “Além disso, o técnico da Emater-MG presta assistência técnica a essas famílias, garantido o desenvolvimento das lavouras”, lembra Bortolini.

O gerente da Upec ainda ressalta que essa ação não se resume apenas à entrega de sementes, mas também à melhoria de renda e qualidade de vida das famílias beneficiadas.

“Na agricultura familiar esse milho se transforma, agregando valor à propriedade. Esse milho é fornecido aos animais, aumenta a produção de carne e leite, ajuda na criação de galinhas, melhora a alimentação das famílias com a produção de quitandas, por exemplo, e gera renda com a venda do excedente do produto para o mercado”, explica.

Crédito (foto): Divulgação/Emater

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Emater-MG – Telefone (31) 3349-8096 / 8097



Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG

Facebook: https://www.facebook.com/governomg/

Twitter: https://twitter.com/governomg

Instagram: https://www.instagram.com/governomg/

YouTube: https://www.youtube.com/user/governodeminasgerais

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas