Deputado Arnaldo quer fim de imposto em remédio para atrofia muscular espinhal

O deputado estadual Arnaldo Silva (DEM) é autor de um projeto de lei (PL 5.003/2018) que tramita na Assembleia Legislativa (ALMG) para isenção fiscal do único medicamento disponível no Brasil para o tratamento da atrofia muscular espinhal (AME). Como o remédio Spinraza é produzido nos Estados Unidos, ele é encarecido em quase 30% pela carga tributária brasileira. Arnaldo quer que o medicamento seja isento do imposto em Minas Gerais.

“Enquanto o valor do medicamento alcança valores absurdos somados à carga tributária pelo ICMS do Governo do Estado, quem depende do remédio vive à base de campanhas de arrecadação de recursos, sem saber quando conseguirá obter a quantia necessária”, apontou Arnaldo.
O custo para o tratamento inicial é de cerca de R$ 2 milhões, com quatro doses ministradas em dois meses. Depois as aplicações são realizadas a cada quatro meses pelo resto da vida. Não existe previsão de oferta do medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
AME - Segundo o Min
istério da Saúde, essa doença rara e degenerativa não tem cura e atinge cerca de 7.800 pacientes no país. Quem sofre da AME tem os movimentos musculares comprometidos a longo prazo.
Sobre a AME, o deputado Arnaldo é autor de um outro projeto de lei, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal, a ser realizada anualmente na última semana do mês de agosto. Para o deputado, a conscientização a respeito da doença pode agilizar o diagnóstico, trazendo mais qualidade de vida para esses pacientes.
Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas