Alunos da rede municipal aprendem na prática cuidados com o solo

Projeto Sementinha visa despertar a consciência ambiental nas crianças

Foto: Marco Crepaldi - Secom PMU

Júlia Costa de Souza, de 9 anos, pôde aprender na prática a importância da preservação do meio ambiente e, principalmente, os cuidados com o solo. Isso porque nessa quarta-feira (9), ela e cerca de 90 colegas, todos eles alunos do 4º ano da Escola Municipal Professora Irene Monteiro Jorge, no bairro Morumbi, participaram do “Projeto Sementinha – Turminha do Meio Ambiente”. 
“Gostei muito das atividades. Nós sabemos que é muito importante cuidar bem no meio ambiente e de todas as formas de vida, pois tudo faz parte do nosso futuro”, destacou Júlia.

Durante a tarde, os educadores ambientais da Prefeitura de Uberlândia ministraram palestras sobre cuidados com o solo e formas de plantio. Após essa parte, as crianças reproduziram um pouco do que aprenderam por meio de desenhos. Mas a parte mais esperada por todos foi o momento de plantar as mudas de árvores frutíferas na horta da escola.

 “Vou levar para a casa o que aprendi aqui hoje. Plantei um pé de tangerina no quintal da minha casa, mas não estava crescendo. Agora sei o que fazer”, disse Gregório Lopes, de 9 anos. 

Orientação 

Foto: Marco Crepaldi - Secom PMU


O “Projeto Sementinha – Turminha do Meio Ambiente” é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. O objetivo é orientar e levar informação às crianças sobre a importância da preservação da natureza, como explica o coordenador do núcleo de educação ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Eduardo Laynes.  “É importante que, nessa fase de desenvolvimento dos alunos, eles tenham contato com esse tema, para que cresçam com essa consciência. Iniciamos o projeto em três escolas na zona urbana, mas pretendemos estender as atividades às outras instituições da cidade e também na zona rural”, afirmou.


Programação contínua 

Foto: Marco Crepaldi - Secom PMU
Essa foi a segunda edição do projeto em instituições da rede municipal de ensino neste mês. Antes de passar pela E.M. Irene Monteiro Jorge, a iniciativa também esteve na E.M. Eugênio Pimentel Arantes, também no bairro Morumbi, no último dia 4.  O próximo destino do projeto será a E.M. Hilda Leão Carneiro, que recebe as atividades no próximo dia 16, no bairro Morumbi.



09/05/2018

Vinícius Romario

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva