Alunos da rede municipal aprendem na prática cuidados com o solo

Projeto Sementinha visa despertar a consciência ambiental nas crianças

Foto: Marco Crepaldi - Secom PMU

Júlia Costa de Souza, de 9 anos, pôde aprender na prática a importância da preservação do meio ambiente e, principalmente, os cuidados com o solo. Isso porque nessa quarta-feira (9), ela e cerca de 90 colegas, todos eles alunos do 4º ano da Escola Municipal Professora Irene Monteiro Jorge, no bairro Morumbi, participaram do “Projeto Sementinha – Turminha do Meio Ambiente”. 
“Gostei muito das atividades. Nós sabemos que é muito importante cuidar bem no meio ambiente e de todas as formas de vida, pois tudo faz parte do nosso futuro”, destacou Júlia.

Durante a tarde, os educadores ambientais da Prefeitura de Uberlândia ministraram palestras sobre cuidados com o solo e formas de plantio. Após essa parte, as crianças reproduziram um pouco do que aprenderam por meio de desenhos. Mas a parte mais esperada por todos foi o momento de plantar as mudas de árvores frutíferas na horta da escola.

 “Vou levar para a casa o que aprendi aqui hoje. Plantei um pé de tangerina no quintal da minha casa, mas não estava crescendo. Agora sei o que fazer”, disse Gregório Lopes, de 9 anos. 

Orientação 

Foto: Marco Crepaldi - Secom PMU


O “Projeto Sementinha – Turminha do Meio Ambiente” é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. O objetivo é orientar e levar informação às crianças sobre a importância da preservação da natureza, como explica o coordenador do núcleo de educação ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Eduardo Laynes.  “É importante que, nessa fase de desenvolvimento dos alunos, eles tenham contato com esse tema, para que cresçam com essa consciência. Iniciamos o projeto em três escolas na zona urbana, mas pretendemos estender as atividades às outras instituições da cidade e também na zona rural”, afirmou.


Programação contínua 

Foto: Marco Crepaldi - Secom PMU
Essa foi a segunda edição do projeto em instituições da rede municipal de ensino neste mês. Antes de passar pela E.M. Irene Monteiro Jorge, a iniciativa também esteve na E.M. Eugênio Pimentel Arantes, também no bairro Morumbi, no último dia 4.  O próximo destino do projeto será a E.M. Hilda Leão Carneiro, que recebe as atividades no próximo dia 16, no bairro Morumbi.



09/05/2018

Vinícius Romario

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado