Senar capacita funcionários da Destilaria Vale do Paracatu Agroenergia

A relação Senar / Destilaria Vale do Paracatu Agroenergia (DVPA) já dura sete anos. Nesse período, 900 funcionários da empresa do setor sucroalcooleiro já foram capacitados pelo Senar, através de diversos cursos, como Aplicação de Agrotóxicos, Espaço Confinado, Operação de Colhedora, Operação e Manutenção de Trator, Prevenção de Acidentes, Trabalho em Altura, entre outros.

            Já se tornou costume da empresa: nos intervalos de safra, tem capacitação do Senar para os funcionários que ocupam diversos cargos: mecânicos, ajudantes de mecânicos, tratoristas agrícolas, operadores de colhedeira, coordenadores, líderes de produção, técnicos em enfermagem, enfermeiros, e técnicos de segurança, por exemplo.


“Nosso principal objetivo é promover a segurança e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Uma equipe treinada / capacitada produz com segurança e qualidade. O Senar nos possibilita isso: conhecimento técnico, operacional e em procedimentos de segurança para realização das atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, promovendo resultados positivos para a empresa, tanto no resultado final da produção como na redução de acidentes de trabalho”, revela a líder de segurança da DVPA, Mírian Miquelante.

 Pedro Meireles ocupa o cargo de operador de trator na empresa, há pouco mais de um ano. O trabalho é árduo, consiste no plantio e na colheita da cana. Este mês, Pedro já fez dois cursos do Senar: Operação e Manutenção de Trator e Prevenção de Acidentes. “Antes de entrar pra DVPA, fui encarregado de fazenda durante 11 anos. Eu achava que sabia alguma coisa, mas depois dos cursos, percebi que não sabia nada. Não trabalhava com segurança e não operava o trator de maneira correta”, relata.
A Destilaria Vale do Paracatu Agroenergia foi fundada em 2009, com início das atividades em 2010. A sede da empresa fica na cidade de Paracatu, no Noroeste mineiro. A DVPA produz etanol anidro e hidratado, e ainda energia elétrica. As atividades geram 900 empregos diretos e 200 indiretos.
            Segundo o gerente regional do Senar, Sérgio de Carvalho Coelho, a parceria entre o Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu tem possibilitado várias frentes de atuação no município, dentre elas a parceria com a Usina DVPA. “Estamos presentes com nossos treinamentos mesmo antes da usina iniciar suas atividades de produção de etanol, somos parceiros da primeira hora e nos sentimos motivados a continuar nossas ações junto à empresa, por sua organização e comprometimento na condução dos trabalhos”, conclui.  


http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    
Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas