Mais uma etapa do Projeto Sucessão no Campo, do Senar, em Coromandel

Produtores de leite filiados à Cooproleite, de Coromandel, no Alto Paranaíba, participaram de mais uma etapa do Projeto Sucessão no Campo, do Senar. Desta vez, foram discutidas questões legais envolvendo a sucessão familiar no campo. O assessor jurídico da Faemg, Francisco Simões, conduziu esta etapa.

“O objetivo foi mostrar aos produtores rurais as formas de sucessão da pessoa, em caso de morte, e de sucessão do empreendimento, mesmo em vida. Abordamos o que é previsto na legislação civil, quais os tributos incidem, quais as hipóteses mais recomendáveis para cada perfil de produtor rural, qual o custo, qual o tempo de tramitação. Isto para que avaliem os caminhos que têm para fazer com que a sucessão se dê da forma mais tranquila possível, menos onerosa e que o empreendimento se perpetue sem atropelos. Tudo se resume em conhecer e planejar”, detalha Francisco.

José Moreira é um dos participantes do Projeto. Há mais de 30 anos, ele e a esposa cuidam da produção de leite na fazenda, em Coromandel. No começo, a produção era pequena, mas atualmente se aproxima de dois mil litros de leite por dia. Com isso, o casal precisou de reforço em mão de obra, e os dois filhos passaram a ajudar nas atividades, diariamente. “Antes do Projeto, não pensava que fosse possível transferir o trabalho para meus filhos. Achava que acabaria em mim, nunca tinha pensado em sucessão. Estamos colocando o aprendizado em prática, para que eles possam assumir a fazenda e a produção de leite, mas sem cometer os erros que eu e minha esposa cometemos”, revela.
O Projeto foi lançado em Coromandel no ano passado. O objetivo é incentivar a sucessão familiar nos negócios rurais, motivando as gerações mais novas, especialmente através de formação profissional rural, para que possam dar continuidade e gerir os negócios da família. A metodologia é o desenvolvimento dos conteúdos técnicos, através dos módulos teóricos e práticos, que incluem aulas expositivas e consultorias de especialistas nas propriedades rurais.
O assessor de planejamento do Senar, Celso Furtado, também participa do Projeto. “Estamos numa fase essencial do Projeto para a sua estruturação final. As participações efetivas dos  produtores rurais e seus familiares, juntamente com a Cooproleite e o Sindicato dos Produtores Rurais de Coromandel são fundamentais para o enriquecimento da metodologia e certamente contribuirá para futuro do projeto. Após esta fase, faremos um encontro técnico para ajustes no conteúdo e metodologia. Nosso propósito é estimular o processo sucessório, e assim preservar a continuidade dos negócios familiares no campo”, conclui.

http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    
Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.brServiço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos