BH, capital da inovação



Olavo Machado é presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Sistema FIEMG)















Brasília é a capital política do país, São Paulo é a capital da economia brasileira, o Rio de Janeiro é a capital do turismo e nosso objetivo é transformar Belo Horizonte e sua região metropolitana na “capital brasileira do conhecimento e da inovação”. Nessa direção, um passo importante foi dado na última segunda-feira, com a seleção de cem projetos inovadores para participar do Fiemg Lab, um programa pioneiro entre as federações de indústrias de todo o país. É uma centena de boas ideias de jovens e pequenas empresas – startups e spinoffs –, das diversas regiões mineiras, do país e até internacionais. Durante 18 meses elas terão o apoio do Sistema FIEMG e dos parceiros do Fiemg Lab para transformar seus projetos e ideias em produtos de alta intensidade tecnológica e elevada capacidade de agregar valor à indústria mineira.

Temos uma excepcional base a nos apoiar. Já dispomos de instituições do porte e da importância da UFMG e das universidades de Viçosa e de Itajubá. Também temos a Fundação Dom Cabral, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a unidade do Google em BH, o Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer (instalado no CIT SENAI FIEMG – Campus Cetec) e os polos de inovação e tecnologia em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, e aqui mesmo em BH – o São Pedro Valley. Em Varginha está o hub de tecnologia para a saúde da Philips América Latina. Em Betim, localiza-se o centro de design da Fiat Chrysler, com mais de 100 designers – o único fora dos EUA e da Itália.
Esta é a linha que queremos seguir, apoiada no binômio “Inovação e Tecnologia” e em sua capacidade de construir uma indústria moderna e competitiva globalmente. Nesta empreitada, com muita honra, contamos, no Fiemg Lab, com a parceria do Sebrae-MG, Governo de Minas Gerais, Fapemig, CNI, Grupo BMG e Atmosphera.

Em seu conjunto, a qualidade dos cem projetos selecionados pelo Fiemg Lab contém atributos fundamentais – ousadia, criatividade e potencial para se transformar em negócios de sucesso. De fato, as 73 startups e 27 spinoffs selecionadas apresentam ideias inovadoras e disruptivas em setores estratégicos para a economia mineira - nas áreas de TI, segurança e saúde do trabalho, alimentos, energia, educação, vestuário, construção civil, logística e agropecuária. O Fiemg Lab é um exemplo importante do trabalho que, em parceria com os nossos sindicatos filiados, realizamos no objetivo de inovar e investir em novas tecnologias e soluções para as empresas mineiras.

Há outras iniciativas igualmente relevantes. Uma delas é o P7 Criativo, projeto que estamos realizando em parceria com o Sebrae-MG, Apex Brasil e o Governo do Estado, por meio da Codemig e da Fundação João Pinheiro. O objetivo é a criação, na Praça Sete, em BH, de um espaço destinado a ampliar a densidade do ecossistema de startups em Minas Gerais. O antigo prédio do Bemge – construído em 1953, com projeto de Oscar Niemeyer – será restaurado e reestruturado para abrigar, em um ambiente de colaboração e empreendedorismo, empresas inovadoras e de alta intensidade tecnológica nos segmentos do design, moda, software, games e audiovisual. O P7 começa a operar já neste semestre com ações nos eixos da internacionalização e empreendedorismo.
A proposta é transformar o hipercentro de BH no maior polo de economia criativa do Brasil, como epicentro deste movimento que vai conectar startups, grandes empresas, profissionais da economia criativa e empresas de TI. É um movimento alinhado com a tendência mundial de concentrar a economia criativa em zonas centrais, aproveitando a diversidade de talentos e setores, como ocorre em Pittsburgh, Kansas, San Francisco, Medellín, Lisboa e Barcelona.
No âmbito do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG, presidido pelo nosso vice-presidente Valentino Rizzioli, criamos o projeto Synergy. A ideia da construção de coworkings industriais, com foco no setor eletroeletrônico e na “internet das coisas”, foi idealizada dentro do nosso Conselho e implementada pela iniciativa privada. As empresas Seva e Unitec já se beneficiam, em Contagem, de um espaço criado dessa maneira, onde podem ser desenvolvidos e fabricados placas e chips.

No Centro de Inovação e Tecnologia - CIT SENAI FIEMG Campus Cetec, em Belo Horizonte, estão sendo aplicados R$ 149 milhões, em parceria com a CNI e com o BNDES. Ali, instalamos três Institutos de Inovação e cinco de Tecnologia, onde mais de 40 doutores e mestres atuam em conjunto com a indústria mineira para o desenvolvimento de soluções para setores de grande impacto na economia do estado.

Em essência, o Fiemg Lab, o P7 Criativo, o Projeto Sinergy e os nossos centros de inovação e tecnologia são exemplos da forma como a indústria mineira trabalha para criar, no estado, ambiente propício ao surgimento de soluções inovadoras para nossas empresas.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas