Fiemg Regional Alto Paranaíba e IEL lançam Plano Perspectivas de Desenvolvimento
O lançamento para a região do Alto Paranaíba foi no dia 07
A Fiemg Regional Alto Paranaíba e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi) reuniram representantes de 13 cidades da região para o lançamento do Plano Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. Estiveram presentes, autoridades municipais, empresários, vereadores, representantes de órgãos públicos estaduais e federais, de instituições de fomento e de entidades de classe. O Perspectivas será lançado, também, nos municípios de Paracatu (dia 14/02,às 13h, na sede da AMNOR – Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste de Minas) e de Arinos (dia 15/02, às 13h, na sede do IFNMG - Instituto Federal do Noroeste de Minas Gerais).
O presidente da Fiemg Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira, destacou que o objetivo do plano foi identificar as ações prioritárias para se promover a geração de emprego e renda, de forma a alavancar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da área de abrangência da Regional, que irão repercutir no desenvolvimento do estado. “Esse plano propõe diretrizes para a correção de carências de infraestrutura, das aplicações da legislação ambiental, dos gargalos da ambiência econômica e de desenvolvimento social”, observou.
João Batista informou que, durante a elaboração do Plano, foram analisadas mais de 40 mil rotas de produtos diversos e identificadas cerca de 350 obras necessárias, no entanto, o plano contempla aquelas obras cuja conclusão trarão resultados mais efetivos. “Percebemos também, três regionalidades distintas na região, identificadas como: Alto Paranaíba, Noroeste e Noroeste/Sudene (denominada Região do Grande Sertão Veredas).
O plano contempla quatro eixos: Infraestrutura e Logística, Meio Ambiente, Ambiência Econômica e Desenvolvimento Social. “Nós temos, cada vez mais, a responsabilidade de construir um ambiente favorável aos negócios e ao desenvolvimento. Se não for assim, não iremos cumprir o nosso propósito de um desenvolvimento integrado e sustentável, compreendendo também que o desenvolvimento social vem a partir do momento em que se é capaz de gerar recursos para o desenvolvimento econômico”, observou o presidente da Fiemg Regional.
A analista de Projetos para a Indústria do IEL, Lívia Ferraz, fez o detalhamento do Plano Perspectivas e apresentou as ações propostas. No eixo infraestrutura e logística, ela mostrou as obras prioritárias em pavimentação de estradas, construção de pontes e ações de melhorias em ferrovias e aeroportos.
No eixo do Meio Ambiente, ressaltou a necessidade de promover a simplificação dos processos de regularização ambiental, com destaque para a clareza e padronização de conceitos e normas e para a necessidade de um órgão ambiental forte, bem estruturado e com um quadro funcional atualizado sobre as inovações técnico-científicas.
O eixo do ambiente econômico apontou o alto potencial da região para a produção de energia renováveis como a solar, a do gás natural e de biomassa. Destacou, também, que a economia está baseada na agropecuária. Com base no levantamento, foi possível estabelecer estratégicas específicas para cada regionalidade, com a apresentação de propostas distintas para promover o desenvolvimento socioeconômico.
Na área do Desenvolvimento Social, as propostas são: erradicar o analfabetismo e melhorar a qualidade da Educação Básica; promover a educação no campo e investir no transporte escolar. Na saúde, foram sugeridas: integrar a rede de urgência e emergência regional; descentralizar a oferta de serviços e equipamentos de saúde e adotar medidas de apoio aos usuários e de prevenção do uso de drogas. No eixo segurança, são propostos: ampliar os recursos públicos destinados à segurança; difundir sistemas digitais de segurança pública e propor estratégias de Vigilância Solidária.
Depoimentos:
“O Perspectivas pode contribuir muito para o desenvolvimento de toda a região. Todos nós, prefeitos, devemos unir forças e, juntos, conseguir melhor a qualidade de vida para todos os habitantes do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Durante a Reunião G70, que contou com a participação dos prefeitos dos 70 municípios da região, solicitei a duplicação da BR-365 entre Uberlândia e Patos de Minas, que fosse concluída a pavimentação da BR-252, que liga a cidade de Goiânia a Belo Horizonte, e que na nossa região existem dois trechos para o asfaltamento e que fosse colocada verba federal para a conclusão do campus da UFU em Patos de Minas. Hoje eu vejo que eu poderia ter solicitado muito mais benefícios naquele momento, após ver o estudo.” – José Eustáquio Rodrigues Alves, prefeito de Patos de Minas
“Ficamos felizes em ver a trincheira da linha férrea de Patrocínio contemplada no Plano Perspectivas, porque já acontecerem acidentes fatais no local e os transtornos que a via férrea, passando na área urbana, traz para a nossa comunidade.” - Thiago Oliveira Malagoli, presidente da Câmara de Patrocínio
“Os projetos apontados no Perspectivas são de extrema importância para Patos de Minas e região. Deve-se fazer parcerias e unir forças das cidades da região, para conseguir realizar as benfeitorias propostas” – Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, vereadora de Patos de Minas
“Fui impactada de forma muito positiva pelo projeto, tenho certeza que temos muito ainda para dialogar e construirmos juntos várias ações” - Carolina Assis Cambraia Campos Rêgo, diretora regional da SEDESE/MG
Conheça a íntegra do Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro - Download
- See more at: http://www7.fiemg.com.br/regionais/alto-paranaiba/noticias/detalhe/fiemg-re
Comentários