Fiemg Regional Alto Paranaíba e IEL lançam Plano Perspectivas de Desenvolvimento


O lançamento para a região do Alto Paranaíba foi no dia 07


A Fiemg Regional Alto Paranaíba e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi) reuniram representantes de 13 cidades da região para o lançamento do Plano Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. Estiveram presentes, autoridades municipais, empresários, vereadores, representantes de órgãos públicos estaduais e federais, de instituições de fomento e de entidades de classe. O Perspectivas será lançado, também, nos municípios de Paracatu (dia 14/02,às 13h, na sede da AMNOR – Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste de Minas) e de Arinos (dia 15/02, às 13h, na sede do IFNMG - Instituto Federal do Noroeste de Minas Gerais).

O presidente da Fiemg Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira, destacou que o objetivo do plano foi identificar as ações prioritárias para se promover a geração de emprego e renda, de forma a alavancar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da área de abrangência da Regional, que irão repercutir no desenvolvimento do estado. “Esse plano propõe diretrizes para a correção de carências de infraestrutura, das aplicações da legislação ambiental, dos gargalos da ambiência econômica e de desenvolvimento social”, observou.
João Batista informou que, durante a elaboração do Plano, foram analisadas mais de 40 mil rotas de produtos diversos e identificadas cerca de 350 obras necessárias, no entanto, o plano contempla aquelas obras cuja conclusão trarão resultados mais efetivos. “Percebemos também, três regionalidades distintas na região, identificadas como: Alto Paranaíba, Noroeste e Noroeste/Sudene (denominada Região do Grande Sertão Veredas).

O plano contempla quatro eixos: Infraestrutura e Logística, Meio Ambiente, Ambiência Econômica e Desenvolvimento Social. “Nós temos, cada vez mais, a responsabilidade de construir um ambiente favorável aos negócios e ao desenvolvimento. Se não for assim, não iremos cumprir o nosso propósito de um desenvolvimento integrado e sustentável, compreendendo também que o desenvolvimento social vem a partir do momento em que se é capaz de gerar recursos para o desenvolvimento econômico”, observou o presidente da Fiemg Regional.

A analista de Projetos para a Indústria do IEL, Lívia Ferraz, fez o detalhamento do Plano Perspectivas e apresentou as ações propostas. No eixo infraestrutura e logística, ela mostrou as obras prioritárias em pavimentação de estradas, construção de pontes e ações de melhorias em ferrovias e aeroportos.

No eixo do Meio Ambiente, ressaltou a necessidade de promover a simplificação dos processos de regularização ambiental, com destaque para a clareza e padronização de conceitos e normas e para a necessidade de um órgão ambiental forte, bem estruturado e com um quadro funcional atualizado sobre as inovações técnico-científicas.

O eixo do ambiente econômico apontou o alto potencial da região para a produção de energia renováveis como a solar, a do gás natural e de biomassa. Destacou, também, que a economia está baseada na agropecuária. Com base no levantamento, foi possível estabelecer estratégicas específicas para cada regionalidade, com a apresentação de propostas distintas para promover o desenvolvimento socioeconômico.

Na área do Desenvolvimento Social, as propostas são: erradicar o analfabetismo e melhorar a qualidade da Educação Básica; promover a educação no campo e investir no transporte escolar. Na saúde, foram sugeridas: integrar a rede de urgência e emergência regional; descentralizar a oferta de serviços e equipamentos de saúde e adotar medidas de apoio aos usuários e de prevenção do uso de drogas. No eixo segurança, são propostos: ampliar os recursos públicos destinados à segurança; difundir sistemas digitais de segurança pública e propor estratégias de Vigilância Solidária.

Depoimentos:


“O Perspectivas pode contribuir muito para o desenvolvimento de toda a região. Todos nós, prefeitos, devemos unir forças e, juntos, conseguir melhor a qualidade de vida para todos os habitantes do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Durante a Reunião G70, que contou com a participação dos prefeitos dos 70 municípios da região, solicitei a duplicação da BR-365 entre Uberlândia e Patos de Minas, que fosse concluída a pavimentação da BR-252, que liga a cidade de Goiânia a Belo Horizonte, e que na nossa região existem dois trechos para o asfaltamento e que fosse colocada verba federal para a conclusão do campus da UFU em Patos de Minas. Hoje eu vejo que eu poderia ter solicitado muito mais benefícios naquele momento, após ver o estudo.” – José Eustáquio Rodrigues Alves, prefeito de Patos de Minas





“Ficamos felizes em ver a trincheira da linha férrea de Patrocínio contemplada no Plano Perspectivas, porque já acontecerem acidentes fatais no local e os transtornos que a via férrea, passando na área urbana, traz para a nossa comunidade.” - Thiago Oliveira Malagoli, presidente da Câmara de Patrocínio

“Os projetos apontados no Perspectivas são de extrema importância para Patos de Minas e região. Deve-se fazer parcerias e unir forças das cidades da região, para conseguir realizar as benfeitorias propostas” – Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, vereadora de Patos de Minas

“Fui impactada de forma muito positiva pelo projeto, tenho certeza que temos muito ainda para dialogar e construirmos juntos várias ações” - Carolina Assis Cambraia Campos Rêgo, diretora regional da SEDESE/MG

Conheça a íntegra do Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro - Download 

- See more at: http://www7.fiemg.com.br/regionais/alto-paranaiba/noticias/detalhe/fiemg-re

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas