Empresas do Alto Paranaíba recebem capacitação em Produção Enxuta


Tetum Engenharia e Tirolez desenvolvem projetos para redução de desperdícios

As empresas Tetum Engenharia e a Laticínios Tirolez iniciaram o Programa de Produção Enxuta (Lean Manufacturing), numa ação do IEL, por meio do PCIR - Programa de Competitividade Industrial Regional do com o apoio da FIEMG Regional Alto Paranaíba. O programa de Produção Enxuta apresenta um modelo baseado na redução de perdas e desperdícios.


Na primeira etapa do programa, houve uma capacitação acompanhada de 4 horas de consultorias na empresa, com a orientação do instrutor Albert Gil. Ele informou que foram transmitidos os conceitos básicos e a implementação prática nas empresas. “O grande objetivo do Lean (manufatura enxuta) é fazer mais, com menos. A ideia é mostrar para os participantes, as perdas e desperdícios no processo produtivo. Na empresa, todos estão acostumados, à rotina de trabalho e é preciso despertá-los para a necessidade de serem mais produtivos e mais eficazes, eliminando o valor não agregado”, comentou.

Segundo ele, são repassadas ferramentas e técnicas específicas da metodologia. O programa desenvolve projetos de melhoria que gerem retorno financeiro para as indústrias, além de auxiliar na identificação e no ataque aos gargalos da produção. Serão quatro meses de trabalho, com 24 horas de treinamento e 16 horas de consultorias nas empresas. O próximo módulo será no dia 16 de março.

O instrutor observou que a Produção Enxuta aplica-se a qualquer segmento. “São 10 pilares técnicos e 10 gerenciais”, complementou. A expectativa do programa é de que até o fim da capacitação cada uma das empresas participantes ganhe um aumento mínimo de 25% na produtividade.

O empresário Caio César Gonçalves comentou que já conhece a metodologia de produção enxuta e a participação da Tetum Engenharia é para que sejam disseminados os pilares estruturais que devem ser observados nas obras. “Esperamos obter um resultado positivo em aproveitamento de materiais e redução de desperdícios”, disse.





A gerente de Produção da Laticínios Tirolez, Janete Landim destacou que a empresa está feliz em participar do Programa Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), em parceria com a FIEMG. “Acreditamos que irá nos permitir enxergar outras formas de melhoria nos processos de fabricação de nossos produtos, com isso reduzir os desperdícios e as perdas que não agregam valor. As expectativas e responsabilidades ao mesmo tempo são grandes, pois sabemos que exigirá muita disciplina e comprometimento dos envolvidos. A produção enxuta, ou seja, a busca pela melhoria continua , resultará principalmente em mudança de cultura dos envolvidos, mas disseminar esses novos conhecimentos proporcionará motivação e envolvimento dos funcionários com este novo desafio”, avaliou.

Mais informações sobre os programas e capacitações disponíveis, entre em contato com a FIEMG Regional Alto Paranaíba, pelo telefone: (34) 3823-3999.

- See more at: http://www7.fiemg.com.br/regionais/alto-paranaiba/noticias/detalhe/empresas-do-alto-paranaiba-recebem-capacitacao-em-producao-enxuta#sthash.hMgGhYoV.dpufgional-alto-paranaiba-e-iel-lancam-plano-perspectivas-de-desenvolvimento#sthash.eOeFKEd8.dpuf

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado