Empresas do Alto Paranaíba recebem capacitação em Produção Enxuta


Tetum Engenharia e Tirolez desenvolvem projetos para redução de desperdícios

As empresas Tetum Engenharia e a Laticínios Tirolez iniciaram o Programa de Produção Enxuta (Lean Manufacturing), numa ação do IEL, por meio do PCIR - Programa de Competitividade Industrial Regional do com o apoio da FIEMG Regional Alto Paranaíba. O programa de Produção Enxuta apresenta um modelo baseado na redução de perdas e desperdícios.


Na primeira etapa do programa, houve uma capacitação acompanhada de 4 horas de consultorias na empresa, com a orientação do instrutor Albert Gil. Ele informou que foram transmitidos os conceitos básicos e a implementação prática nas empresas. “O grande objetivo do Lean (manufatura enxuta) é fazer mais, com menos. A ideia é mostrar para os participantes, as perdas e desperdícios no processo produtivo. Na empresa, todos estão acostumados, à rotina de trabalho e é preciso despertá-los para a necessidade de serem mais produtivos e mais eficazes, eliminando o valor não agregado”, comentou.

Segundo ele, são repassadas ferramentas e técnicas específicas da metodologia. O programa desenvolve projetos de melhoria que gerem retorno financeiro para as indústrias, além de auxiliar na identificação e no ataque aos gargalos da produção. Serão quatro meses de trabalho, com 24 horas de treinamento e 16 horas de consultorias nas empresas. O próximo módulo será no dia 16 de março.

O instrutor observou que a Produção Enxuta aplica-se a qualquer segmento. “São 10 pilares técnicos e 10 gerenciais”, complementou. A expectativa do programa é de que até o fim da capacitação cada uma das empresas participantes ganhe um aumento mínimo de 25% na produtividade.

O empresário Caio César Gonçalves comentou que já conhece a metodologia de produção enxuta e a participação da Tetum Engenharia é para que sejam disseminados os pilares estruturais que devem ser observados nas obras. “Esperamos obter um resultado positivo em aproveitamento de materiais e redução de desperdícios”, disse.





A gerente de Produção da Laticínios Tirolez, Janete Landim destacou que a empresa está feliz em participar do Programa Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), em parceria com a FIEMG. “Acreditamos que irá nos permitir enxergar outras formas de melhoria nos processos de fabricação de nossos produtos, com isso reduzir os desperdícios e as perdas que não agregam valor. As expectativas e responsabilidades ao mesmo tempo são grandes, pois sabemos que exigirá muita disciplina e comprometimento dos envolvidos. A produção enxuta, ou seja, a busca pela melhoria continua , resultará principalmente em mudança de cultura dos envolvidos, mas disseminar esses novos conhecimentos proporcionará motivação e envolvimento dos funcionários com este novo desafio”, avaliou.

Mais informações sobre os programas e capacitações disponíveis, entre em contato com a FIEMG Regional Alto Paranaíba, pelo telefone: (34) 3823-3999.

- See more at: http://www7.fiemg.com.br/regionais/alto-paranaiba/noticias/detalhe/empresas-do-alto-paranaiba-recebem-capacitacao-em-producao-enxuta#sthash.hMgGhYoV.dpufgional-alto-paranaiba-e-iel-lancam-plano-perspectivas-de-desenvolvimento#sthash.eOeFKEd8.dpuf

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos