Artefatos do ‘De Mala e Cuia’ encantam crianças em Uberlândia

Objetos do acervo do Museu Municipal despertam interesses de alunos da rede pública e privada pela história da cidade

             Foto: P10 Luz

Olhos atentos e curiosos. Na mesa, várias peças museológicas desconhecidas, da “época da vovó” e cheias de novos significados. A descoberta de Luísa Laila Lima e Gabriela Silva, ambas com 4 anos de idade e estudantes da Emei Roosevelt, é um dos principais propósitos do ‘De mala e Cuia’, projeto que leva peças do Museu Municipal às escolas de Uberlândia.


“Gostei muito na máquina (fotográfica), foi a primeira vez que vi. Só conhecia a do celular”, disse Luísa. Já Gabriela se impressionou com as fotos preto e branco da cidade. Ela descobriu as imagens antigas ao manusear um monóculo (luneta com lente única) e mostrou empolgação ao conversar sobre o jeito que as pessoas viviam no passado. “Era diferente, né?”, quis saber.
Retomado neste ano, o projeto foi criado em 2011 pela Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo atingir alunos do ensino infantil, fundamental e médio. As peças são enviadas às escolas e ficam lá durante um mês. Em março, a Emei do bairro Roosevelt estará com a mala repleta de artefatos (ferro de passar roupa, monjolo, berrante, molde sapato, equipamentos de dentista são apenas alguns dos itens que compõem o kit).
Para a professora de artes Tatiana Couto, o projeto complementa a matéria curricular ‘Culturas Regionais e Locais’. “A iniciativa veio para dar um apoio maior a essa disciplina. Quando você pega um objeto desses, você consegue mostrar de fato como era no passado. Ali, a criança pega a peça, interage, chega em casa, comenta com os pais e a partir dali surge um resgate do passado dos pais, um momento de nostalgia. Todo esse aprendizado é feito de forma lúdica, interativa e o com prazer”, disse.

Como participar

As escolas interessadas em receber o kit, devem entrar em contato com o Museu Municipal. Basta ligar no 3214-0068, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e fazer a requisição.




Bárbara Menegasso
barbaramenegasso@uberlandia.mg.gov.br
(34)3239-2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas