Prefeitura de Uberlândia finaliza pesquisa de Índice de Infestação do Aedes




                                                                                                      Foto:Divulgação/SecomPMU


A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), finalizou o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. O resultado de 3,5% de infestação nos imóveis é considerado abaixo do esperado pelo coordenador do Programa Municipal de Ações para o Controle do Aedes, José Humberto Arruda, devido às condições climáticas que Uberlândia registrou nos primeiros meses do ano, quando o ambiente era favorável para proliferação do mosquito.  
“Tivemos dias chuvosos que foram intercalados com temperaturas quentes. Esse ambiente é propício para a reprodução do mosquito. Mas, com os intensos trabalhos do Mutirão Cidade Limpa, que começou em janeiro, e as ações de bloqueio que fizemos nos bairros, conseguimos controlar a proliferação”, explicou Arruda.


O resultado deste trabalho proporcionou uma queda de 75,67% nas notificações dos casos de dengue. Nos três primeiros meses do ano de 2017, Uberlândia registrou 1.098 casos suspeitos da doença. No mesmo período do ano passado, esse número era de 4.507. 


 Pesquisa de infestação

Os 160 agentes da UVZ que realizam a pesquisa passaram em todos os bairros de Uberlândia entre os dias 13 e 17 de março. Ao todo, foram visitados 10.767 imóveis. Os focos que foram encontrados estavam, mais uma vez, nos domicílios, representando 95%. Dos criadouros encontrados nas residências, 92% estavam nos quintais e corredores e 8% no interior das casas (salas, cozinhas e banheiros).

Os agentes também detectaram quais são os principais depósitos encontrados de criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. De acordo com a pesquisa, em 8,5% dos domicílios foram encontradas lonas de plástico. Também foram encontrados pratos de plantas (6,3%), vasilhas plásticas (6,3%), pneus (6,2%) e garrafas (6%).          

Com o diagnóstico, a equipe técnica do Programa Municipal de Ações para o Controle do  Aedes poderá direcionar de forma precisa as ações para o combate ao transmissor no município. “O LIRAa é um termômetro para as cidades com mais de 100 mil habitantes. De acordo com os índices, vamos nortear e intensificar  as   ações conforme   o que foi levantado. O planejamento inclui a realização de mutirões e ações junto  à comunidade, como reuniões nas associações de moradores de bairros e atividades nas escolas”, comentou arruda.            


Ações da UVZ

Além do trabalho diário de eliminação de focos pelos agentes da Unidade de Vigilância em Zoonose (UVZ), um dos trabalhos que fizeram com que a infestação na cidade ficasse abaixo do esperado foi a retomada da ação de bloqueio, logo em janeiro.  As ações de bloqueio são realizadas em bairros que tiveram casos suspeitos das doenças transmitidas pelo Aedes.     

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Ações para o Controle do Aedes, assim que a UVZ recebe a notificação das unidades de saúde de algum caso suspeito, uma equipe é enviada à região para realizar o trabalho de eliminação de criadouro.

“O bloqueio é uma ação muito importante. A eliminação dos mosquitos infectados que estão próximos ao caso suspeito impede o repasse das doenças para pessoas sadias, além de eliminar mosquitos que poderiam ser infectados. Do contrário, o Aedes contrai o vírus e transmite a doença para outras pessoas por meio da picada”, disse José Humberto Arruda.

Ainda em janeiro, a UVZ reestruturou o trabalho em pontos estratégicos, como visitas quinzenais aos ferros-velhos, e a coleta de pneus nas borracharias da cidade. Além disso, realizou o descarte ambientalmente correto de 43 mil pneus que estavam depositados de forma inadequada no Ecoponto do Distrito Industrial.

Para dar sequência ao combate e reduzir a infestação do mosquito, a UVZ trabalha diariamente em todos os setores de Uberlândia. Ainda de acordo com o coordenador, as ações para o controle da dengue estão em constante melhoramento e para isso é preciso o apoio da comunidade mantendo quintais limpos e eliminando objetos que possam acumular água parada.

“Pedimos à população que continue com as ações de eliminação dos focos, pois o Aedes, além da dengue, transmite chikungunya, zika vírus e a febre amarela. São ações simples, que ajudam a acabar com os criadouros”, destacou. 

 “Mutirão Cidade Limpa - 24h contra o mosquito”

A fim de evitar uma epidemia das doenças, as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Obras e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) se uniram e realizaram o Mutirão Cidade Limpa. As equipes das secretarias trabalham desde janeiro e já recolheram 12.068 toneladas de lixo, das quais 9.348 eram toneladas de entulhos, que também podem servir de criadouros do mosquito.

Em fevereiro, a limpeza foi nos cemitérios São Pedro e Bom Pastor. A intenção é manter os dois locais adequados à visitação e, ao mesmo tempo, evitar a formação de criadouros para o Aedes aegypti.

Nesta semana, começa a segunda etapa do Mutirão Cidade Limpa. As equipes vão percorrer novamente os bairros para continuar com a limpeza e eliminação dos possíveis focos, com a retirada de entulhos e roçagem e capina de lotes vagos abertos.

Para reforçar todo o trabalho, bem como conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção, a Prefeitura de Uberlândia lançou também a campanha de mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti: “24h contra o mosquito - Um minuto de descuido pode ser fatal”.  A campanha busca mobilizar a sociedade para que todos abracem esta causa e sejam agentes multiplicadores das ações.

Informações do LIRAa – março 2017:

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas