Seda apresenta balanço de dois anos de atuação para o fortalecimento da agricultura familiar

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário recebe homenagem da ALMG

 O Governo de Minas Gerais criou em 2015 a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar de Minas Gerais. Nesses dois anos, várias ações foram executadas e os resultados já aparecem. Na regularização fundiária rural, por exemplo, foram realizadas 30 audiências públicas para dar mais transparência ao processo de titulação de terras devolutas, sendo que mais de 9.500 processos foram finalizados e cerca de 800 títulos emitidos pela Seda.


 Estamos no início de uma caminhada para garantir a cidadania no campo, com a democratização do acesso à terra, o incentivo à produção orgânica e promoção de uma alimentação mais saudável”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, ao participar na noite desta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de reunião especial em homenagem pelos dois anos da Seda, comemorado no último dia 26 de março.

Durante a cerimônia, Professor Neivaldo elencou uma série de ações que foram implementadas pela Pasta. Além da retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, paralisado desde 2011, a Seda ampliou o projeto de apoio aos circuitos curtos de comercialização, com a entrega de mais de 250 kits feira, beneficiando municípios nos 17 territórios de desenvolvimento. Cada kit contém 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e 2 balanças de precisão.

Para agregar valor à produção, a Seda entregou 36 caminhões-baú isotérmicos para municípios de todas as regiões do Estado. A iniciativa tem o objetivo de atender demandas de alimentação de escolas públicas, entidades assistenciais e mercados privados, melhorando a logística ao reduzir custos e diminuir desperdícios.



Outro feito foi a criação do Portal da Agricultura Familiar, plataforma digital para aproximar a demanda de instituições públicas da oferta dos produtores locais. Cerca de 3.500 agricultores familiares já estão cadastrados no sistema.



Durante esses dois anos, a Seda apoiou eventos gastronômicos e feiras da agricultura familiar, como a Superminas, Agriminas, Expocachaça, Festival do Japão em Minas, entre outros. Como estratégia de enfretamento da pobreza rural, o Governo de Minas Gerais também ampliou programas federais como Garantia Safra e Brasil Sem Miséria, coordenados no estado pela Seda.



“Estamos construindo um novo horizonte para o desenvolvimento agrário de Minas Gerais, graças ao apoio dos órgãos públicos, de movimentos sociais e sindicais e organizações de agricultores familiares”, afirmou o secretário.



Homenagem

Acompanhado do secretário-adjunto Alexandre Chumbinho e dos subsecretários Geraldo Abreu e Lázaro Reis, Professor Neivaldo recebeu uma placa alusiva à data das mãos dos deputados Rogério Correa, autor do requerimento, e Jean Freire, que presidiu a solenidade representando o Parlamento mineiro.



Participaram da cerimônia representantes de órgãos públicos, movimentos sociais e sindicais, além de organizações de agricultores familiares. A cerimônia também teve a participação especial do violeiro Pereira da Viola, que executou o hino nacional. Para marcar a data, uma feira de produtos da agricultura familiar foi montada na parte externa da Assembleia Legislativa.



Confira abaixo alguns depoimentos sobre os dois anos da Seda:

“Temos que agradecer a Seda. A partir do apoio da secretaria o nosso produto tornou-se reconhecido e está nos supermercados. Antes este era um sonho que estava longe da nossa realidade. Quando olhamos para trás a gente percebe o quanto nós amadurecemos nesses dois anos. Chegamos na Seda engatinhando, não tínhamos rótulo, não tínhamos nada, fomos tendo orientação dos profissionais da secretaria”.



Marli Alves da Silva – Capril Santa Cecilia

“A Articulação Mineira de Agroecologia reconhece a importância da Seda não apenas como um espaço formal, instituído, que posiciona as demandas da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais de Minas Gerais. Mas, antes de tudo, compreendemos o papel da Seda como um espaço de resistência e de acumulação de forças para, juntos, seguirmos construindo os caminhos para uma Minas Gerais inclusiva, com gente e vida - em toda a sua diversidade - no meio rural”.



Liliam Telles - AMA



“Temos uma expectativa muito grande com a secretaria, esses dois anos de criação o trabalho foi no sentido de criar uma política, de como a secretaria se comportaria e de entender qual é a pauta dos movimentos do campo, para aí construir na prática um trabalho mais efetivo junto aos trabalhadores da agricultura familiar. Nossa expectativa é muito grande no desenvolvimento da agricultura familiar, na retoma das terras devolutas pra também fortalecer os movimentos sociais, quilombolas, gerazeiros. Pra Seda ser forte a agricultura familiar precisa ser forte”.



Cristiano Meireles – Direção Estadual MST



“A criação da Seda é muito importante, pois ela consegue juntar as políticas e dar cara sobre quem é essa agricultura familiar. E ajuda a fazer com que as políticas direcionadas pra esse público consigam chegar na base”.



Marcos Vinicius Dias Nunes – representante da Fetaemg



“Parabenizamos a Seda pelos 2 anos de atuação e comprometimento com as causas da agricultura familiar e da agroecologia”.

Marcos Jota – Rede-MG




-- 
Maycon Dantas
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário - SEDA
(34) 99997-3426
comunicacaoprofessorneivaldo@gmail.com

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas