Colaboradores do Dmae dão exemplo de consumo consciente
ETE Uberabinha conta com sistema de aproveitamento de água da chuva |
Basta abrir a torneira para receber água tratada e de qualidade, mas é preciso fazer o uso responsável do que parece inesgotável e chegar tão fácil em casa. Uma das principais medidas para utilizar esse recurso de modo consciente é aproveitamento da água de chuva ou reutilização da água consumida na moradia. Em Uberlândia, servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) dão um bom exemplo quando o assunto é aplicação de boas práticas.
Os funcionários da ETE Uberabinha, que fica no Distrito Industrial, instalaram três reservatórios com capacidade de mil litros - cada um - para coletar água de chuva. “Eu tive a ideia e compartilhei com os demais colegas que abraçaram a iniciativa. A água é utilizada na limpeza e também nos cuidados com o jardim”, disse Marcelo Costa, gerente de Tratamento de Esgoto.
Reaproveitamento total
Para a construção dos reservatórios, a equipe utilizou contêineres plásticos provenientes de produtos adquiridos pelo Dmae para utilização na ETE. Esses depósitos seriam descartados e acabaram sendo reaproveitados, ou seja, não foi necessário gastar com nenhum outro tipo de material para instalação do sistema.
Cuidados com o Aedes
Mas não basta fazer um reservatório para captação de água da chuva ou da água usada na residência e esquecer de cuidar do local. É preciso cuidado extra para que ele não se transforme em moradia para o mosquito Aedes egypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. “A recomendação é que, para um reservatório de mil litros, se adicione uma colher de água sanitária. O ideal é que a água seja utilizada em até três dias”, disse Ana Paula Carvalho, supervisora de Projetos de Educação Ambiental.
Vale lembrar que água da chuva deve ser utilizada, por exemplo, para lavar calçadas, carros e molhar plantas. “Nunca para higiene pessoal ou preparação de alimentos. Já a água da máquina de lavar, a chamada água cinza, pode ser utilizada para regar a horta”, alerta Ana Paula.
06/03/2017
Gleide Corrêa
gleidecorrea@uberlandia.mg.gov.br
(34) 3233-4605
Comentários