Minas Pecuária promove ações para a bovinocultura de corte

Governo de Minas Gerais, por meio de convênio da Secretaria de Agricultura, amplia programa no estado

A secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Ministério da Agricultura (Mapa) assinaram convênio para a implantação de 36 Unidades de Referência Técnica para a pecuária bovina de corte no estado. As propriedades selecionadas vão servir de modelo para outros pecuaristas e atuar como multiplicadoras de tecnologias e boas práticas aplicadas à bovinocultura de corte. Para o sucesso da metodologia é fundamental o compromisso do produtor em adotar as orientações repassadas pela assistência técnica.


Com prazo de execução até 2018, o convênio conta com a parceria da Epamig, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, e prevê, também, a implantação do centro de referência técnica e de pesquisa para a pecuária de corte, na Fazenda Experimental do órgão mineiro de pesquisa, em Pitangui. O Centro de Referência da Epamig vai gerar e compartilhar informações técnicas e de pesquisa, oferecer treinamentos e capacitações para técnicos da extensão oficial e privada, produtores rurais, estudantes de graduação e pós-graduação.
O convênio prevê, ainda, a capacitação de duas mil pessoas, entre extensionistas, técnicos e produtores em dias de campo e seminários. Esta ação vai incorporar atividades pedagógicas que dialoguem com os conhecimentos e experiências de todos os participantes. 
As ações do projeto serão executadas nas regiões Noroeste, Norte e Vale do Jequitinhonha, onde a pecuária bovina assume papel de destaque na dinamização socioeconômica do Estado. Segundo o assessor técnico da Secretaria de Agricultura, Francisco Augusto Lara de Souza, o convênio valoriza a vocação do Estado para o agronegócio, além de tornar efetiva a política pública dirigida à cadeia produtiva da carne.
“As alternativas tecnológicas serão trabalhadas de modo a permitir ao produtor conhecimento, aplicabilidade, eficiência e ganhos financeiros. E em relação ao sistema de produção, gerar resultados econômicos e zootécnicos que resultem em competitividade e sustentabilidade ambiental”, explica.

Boas práticas de produção
Dentre as tecnologias que serão levadas aos produtores, destacam-se a formação, recuperação e manejo de pastagens, a elaboração de estratégias para a alimentação volumosa do rebanho no período seco, a melhoria genética do rebanho, os cuidados sanitários e o manejo reprodutivo.
“Como resultado da gestão melhorada da propriedade espera-se um aumento do número e do peso dos bezerros desmamados, melhoria das fêmeas de reposição, aumento da lotação de animais por hectare, aumento da produtividade e da margem bruta por hectare, que vão resultar no crescimento econômico da atividade, aumento da renda e da qualidade de vida do produtor rural”, avalia o assessor técnico da Seapa.

Minas Pecuária
A instalação das unidades de referência é uma das ações do Minas Pecuária, programa do Governo implantado no ano passado, que tem como objetivo levar aos produtores as tecnologias para melhorar a gestão da propriedade e a renda. Coordenado pela Secretaria de Agricultura, o programa é executado em parceria com os órgãos vinculados (Emater-MG, Epamig e IMA).
Até fevereiro deste ano já foram realizados 12 eventos de capacitação sobre sanidade bovina; 443 extensionistas capacitados; 657 propriedades assistidas como unidades de referência técnica e a comercialização de 2,9 mil touros e fêmeas geneticamente melhorados, por meio das feiras e leilões realizados pelo Pró-Genética e pelo Pró-Fêmea.
Crédito (foto): Divulgação/Seapa

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas