Pesquisa do LIRAa continua nos bairros de Uberlândia

Levantamento é feito para detectar criadouros e perfil do mosquito transmissor VEJA O VIDEO



Os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia continuam percorrendo os bairros de Uberlândia para finalizar, até sexta-feira (14), a pesquisa do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. Os dados obtidos pela análise serão divulgados no final da próxima semana.VEJA O VIDEO

Esse foi o primeiro dia em que a equipe foi às ruas para computar informações para descobrir o perfil do mosquito transmissor da dengue, zica, chicungunya e febre amarela no município. Segundo o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, ainda que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteja no início da pesquisa, já foi possível encontrar focos do mosquito em várias residências, principalmente nos quintais. “O LIRAa vai apontar onde temos que agir, mas é importante ressaltar que precisamos sempre do apoio da comunidade para eliminar estes focos”, disse.
A pesquisa serve de termômetro para definir as ações de combate em Uberlândia, já realizadas desde o início do ano pela equipe do CCZ. O trabalho segue alinhado com a campanha ’24 horas contra o mosquito: a hora de agir é agora’, encabeçada pela prefeitura em parceria com entidades, empresas e instituições.

Identificação e segurança

O coordenador ressaltou, ainda, que todos os agentes de controle de zoonoses trabalham uniformizados – boné e colete azul, com a logomarca da Prefeitura de Uberlândia e do Centro de Controle de Zoonoses – e devidamente identificados com o crachá, onde constam nome e foto do funcionário. “Mesmo diante de um agente uniformizado, se o morador tiver dúvida, ele pode ligar no Centro de Controle de Zoonoses, que vamos verificar a informação, pois sabemos quais estão nas ruas a trabalho”, explicou Arruda.

Fique por dentro do LIRAa!

- Inferior a 1%: está em condição satisfatória;
- De 1% a 3,9%: está em situação de alerta;
- Superior a 4%: há risco de epidemia.



Hismênia Keller
hismenia@uberlandia.mg.gov.br
(34)3239-2684

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas