UM GRANDE PASSO-Prefeitura inaugura unidade de saúde no Canaã

A Prefeitura de Uberlândia entregou nesta terça-feira (13) a sede própria da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Canaã. O imóvel foi construído à rua Jerusalém e tem projeto padrão elaborado especificamente para atender uma unidade de saúde garantindo maior conforto aos usuários e trabalhadores.
Viabilizada através de parceria entre o Governo Federal e o Município, com recursos no valor de R$ 1.119.980, a unidade do Canaã já abriga equipes do Programa Saúde de Família que atendiam em imóveis alugados pela Prefeitura naquela região. Durante a inauguração, o prefeito Gilmar Machado lembrou algumas ações que mostram o foco na melhoria da Atenção Básica no município. “Qualidade é o requisito com o qual buscamos promover a saúde pública de Uberlândia. O diálogo entre Conselho Municipal de Saúde, população e Prefeitura tem nos ajudado a ampliar o atendimento por toda a cidade com várias equipes de saúde da família abertas nestes dois anos, e agora com a entrega de unidades construídas especificamente para atender esse trabalho”, disse.

A mudança de local representa uma economia para o município com alugueis e facilita as atividades de atenção aos usuários. Com o espaço mais adequado, os serviços de consultas médicas, vacinas, curativos, acompanhamento e orientação de gestantes, idosos, crianças ou pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão devem ser executados visando a humanização. A UBSF Canaã também oferece serviço odontológico diariamente.

Segundo o secretário de Saúde, Almir Fontes, o município vem resgatando um déficit histórico nos serviços de Atenção Básica. “Resgatar a deficiência na abrangência das equipes de saúde e humanizar o atendimento requer um trabalho atento da gestão. O trabalho de ampliar para 74 as equipes de cobertura representa melhoria no quadro de atendimento à saúde da população” afirmou, em uma referência as 20 equipes de saúde da família abertas nos últimos dois anos.
Satisfeito com a estrutura entregue pela Prefeitura, João Batista Morais, morador do bairro, conta que se sentiu orgulhoso com inauguração de um projeto de saúde tão completo. “Ficou parecendo um hospital. Dá vontade de trabalhar aqui”, disse. A estudante Gisele Marques, que também vive no bairro, disse que ter uma unidade de saúde com sede própria na vizinhança é como ter atendimento em casa. “Acabo de me mudar para o Canaã. Sempre fui bem atendida e não tenho queixa alguma do atendimento que eu recebi. Imagina tendo uma unidade nova do meu lado”, disse.

Mais equipes no bairro

O bairro Canaã possui outras duas equipes de Saúde da Família que assistem outros 7.550 moradores do bairro pela mesma abordagem de tratamento domiciliar, movimentando os profissionais de saúde pelas áreas de abrangência e observando condições de habitação e estilo de vida das famílias atendidas. Estes critérios técnicos são considerados determinantes das condições de saúde da população que é continuamente avaliada pelos médicos, dentistas, psicólogos, assistente social, enfermeiros e agentes comunitários de saúde que atuam em Uberlândia.
O planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Saúde de investir na melhoria e qualificação da Atenção Básica viabiliza o cumprimento de metas estabelecidas pela gestão e a população ganha com o estabelecimento dos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A estratégia na Atenção Primária em Uberlândia conta com 74 equipes de atendimento distribuídas em 62 unidades. Referenciadas como sendo o passo inicial dos pacientes para inserção na rede municipal de saúde, estas unidades contribuem para aliviar a sobrecarga de demanda nestas áreas de referência. Isso torna o atendimento mais adequado e facilita o acesso à rede com melhoria da qualidade e humanização nos procedimentos. Levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde mostram que as estratégias executadas no Programa Saúde da Família resolvem até 80% dos casos de saúde da população. A vantagem que se destaca é o vínculo estabelecido entre médico e paciente, o que torna mais efetivo a detecção de sintomas que podem sinalizar doenças.

Marley Naves
Saúde
13/01/2014

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas