Gilmar Machado pede ao Estado a reorganização na rede de ensino e o funcionamento de duas escolas

Na primeira agenda em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (15), o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, se encontrou com a secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, e fez solicitações que irão contribuir para a redução de gastos do governo municipal com a educação. De acordo com o prefeito, o Estado precisa voltar a assumir a sua responsabilidade, tanto no repasse de verbas para o transporte dos alunos quanto na oferta de novas escolas.


Entre os pedidos do prefeito está a reorganização da rede de ensino. A proposta é que o Estado assuma o ensino fundamental a partir do sexto ano e deixe sob a responsabilidade dos municípios a Educação Infantil até o quinto ano. Macaé Evaristo disse que a sugestão é coerente, pois é a partir do sexto ano que ocorrem as mudanças no ensino com a introdução das aulas disciplinares. Ela prometeu estudar a proposta e se posicionar o quanto antes.


Gilmar Machado disse à secretária que em 12 anos o Estado construiu quatro escolas no município, mas duas ainda não estão funcionando por causa de problemas técnicos. A escola do bairro Shopping Park não foi inaugurada por falta de alvará, que só pode ser concedido se o prédio tiver acessibilidade. Já a do Jardim das Palmeiras está 85% pronta, mas ainda requer intervenções.

Segundo o prefeito, como as escolas não estão funcionando, o município tem que arcar com o transporte de aproximadamente 1,5 mil alunos para instituições de ensino de outros bairros da cidade, o que tem gerado custos altos. Em 2014, o município pagou R$ 2,7 milhões por este serviço e recebeu do Estado, R$ 175 mil. “Esta é uma conta que não fecha e está difícil para a prefeitura arcar com esses gastos. Se as escolas forem inauguradas, não vamos precisar transportar os alunos”, disse.

Participaram da reunião com o prefeito Gilmar Machado, a assessora direta da secretária, Elizabeth Munhoz, e o secretário adjunto de Educação, Antônio Carlos Pereira.



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas