Uberlândia se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde

Uberlândia se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que vai acontecer dias 13 e 14 de junho e será organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas e pelo Conselho Municipal de Saúde. Com tema “Saúde Pública para cuidar bem das pessoas” a proposta é avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão (Federal, Estadual e Municipal), além de ampliar as discussões junto à população sobre a saúde pública como um todo.

Tudo parece muito teórico, mas na verdade, são dos debates entre a comunidade e gestores que surgem as diretrizes para a construção de novos modelos de atenção à saúde da população. A conferência municipal elege seus delegados que participaram da conferência estadual, que por sua vez indica seus representantes em nível nacional. É a população e os trabalhadores da saúde tendo força e representatividade na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

O primeiro encontro da 7ª Conferência foi realizado nesta quinta-feira (29), no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo - ao todo, estão previstos quatro seminários para apresentar e discutir a formatação das pré-conferências. O primeiro encontro reuniu o setor Sul de Uberlândia. Durante o evento, os mais de 260 participantes ouviram e comentaram sobre os temas que serão abordados nos demais encontros que culminarão na conferência. O prefeito em exercício, Paulo Vitiello, que fez a abertura do evento, disse que “é o momento de reafirmarmos o SUS em Uberlândia e para isso a conferência será fundamental”. Para Rogério Zeidan, secretário municipal de Saúde interino, “a população e os trabalhadores de Uberlândia têm a oportunidade de debater e construir os caminhos que a gestão deve seguir, para garantir o atendimento pelo SUS cada vez mais resolutivo e humanizado”.  
O SUS é único sistema de saúde público do mundo a ser ofertado de maneira integral e universal em um país com mais de 100 milhões de habitantes. Esse dado não ressalta apenas a complexidade do sistema, como também a necessidade de se discutir os próximos passos a rumo à sua evolução. “Precisamos da participação da população em todos os momentos dessa discussão. A saúde tem muito a melhorar e é preciso que o usuário do SUS seja ouvido. Ele é o mais importante em todo esse trabalho”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Veridiano de Oliveira. 
Para o diretor de Gestão de Pessoas, Wellington Muniz, a participação popular é um elemento fundamental no processo de construção dos serviços de saúde. “Para assegurar a presença da população nas discussões, existem mecanismos institucionais, como os conselhos e conferências de saúde, que ajudam na formulação das ações relacionadas ao setor”.

Conferências

As conferências de saúde são instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional e que se reúnem de 4 em 4 anos tendo como finalidades institucionais “avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde” (Lei n. 8.142/1990, art. 1.º).
Foram planejados quatro seminários preparatórios destinados aos servidores do SUS em Uberlândia e que contam com a participação do Conselho Municipal de Saúde, sendo um seminário para cada setor de cidade. Os profissionais da rede municipal de saúde serão os principais responsáveis para trazer a população para a discussão nas pré-conferências e na 7ª Conferência.
As pré-conferências têm como objetivo discutir em cada setor da cidade as propostas a serem apresentadas na 7ª Conferência. Ao todo, serão realizadas 18 pré-conferências, sendo 12 na zona urbana (três em cada setor: norte, sul, leste e oeste) e seis na zona rural. Nessas reuniões serão definidos 36 delegados de cada setor, como representantes na Conferência Municipal. Os delegados das pré-conferências serão eleitos por segmentos, respeitando a paridade estabelecida em lei. 



- Segmento Governo e Prestadores de Serviços – 03 delegados;

- Trabalhadores da Saúde – 03 delegados;

- Usuários do SUS – 06 delegados.


Próximos Seminários Preparatórios:


05/02/2015 - Setor Leste e Zona Rural
Local: Anfiteatro do Bloco 8C - Campus Umuarama
Horário: 14h30


12/02/2015 - Setor Oeste
Local: Anfiteatro Cícero Diniz - Prefeitura
Horário: 14h30


19/02/2015 - Setor Central/Norte
Local: Anfiteatro do Bloco 3Q - Campus Santa Mônica
Horário: 14h30



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas