Governador Fernando Pimentel é empossado na Assembleia


Após a cerimônia, o governador eleito seguiu para o Palácio da Liberdade, onde será realizada a transmissão do cargo.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) empossou o governador eleito Fernando Pimentel e seu vice-governador Antônio Andrade em Reunião Solene realizada no Plenário. A cerimônia, que contou com a presença de parlamentares, autoridades, prefeitos e vereadores, foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). Deputados estaduais, federais e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, estão entre as autoridades que compuseram a mesa da cerimônia.

Em entrevista coletiva dada à imprensa, Fernando Pimentel informou que, a partir do dia 2 de janeiro, o novo governo terá os dados necessários para, em um curto prazo, apresentar a Minas um balanço da situação do Estado. "O maior desafio é mudar o conceito de governo em Minas Gerais. Vamos fazer um governo participativo, aberto aos cidadãos", afirmou o governador eleito. Segundo Pimentel, sua primeira medida será criar os conselhos de participação popular em todo o Estado.


Fernando Pimentel e Antônio Andrade chegaram à ALMG pelo Hall das Bandeiras, passaram pelos dragões da Inconfidência e foram recepcionados por uma comitiva de parlamentares. Em seguida, passaram por prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais e seguiram até o Plenário, onde foram saudados por cadetes da Polícia Militar, que empunharam o espadim Tiradentes. O hino nacional foi cantado pelo rapper mineiro Flávio Renegado, nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, Região Leste de Belo Horizonte.

Durante a solenidade, o governador e o vice entregaram ao presidente da ALMG suas declarações de bens. Em seguida, o termo de posse foi lido pelo 2°-secretário da ALMG, deputado Neider Moreira (PSD), e assinado pelo novo governador e seu vice. Após o compromisso constitucional ter sido firmado, o deputado Dinis Pinheiro declarou Fernando Pimentel e Antônio Andrade empossados.

Em um discurso emocionado no Plenário, ao falar sobre a história de Minas Gerais, Pimentel afirmou que o destemor e a esperança de ontem deixaram um sólido legado no presente. Ao se referir à mudança da capital mineira para Belo Horizonte, o governador eleito disse que, já naquela época, o desejo de ter um governo que não fosse de poucos foi o alicerce simbólico da construção da capital. “O governo não pertence aos governantes, ele é de todos e deve servir a todos. Sem privilégios, sem preferências, quanto mais o Estado se abre, mais ele se fortalece”, considerou Pimentel.

Em relação ao futuro, Fernando Pimentel acredita que um governo participativo será seu maior legado deixado para os mineiros. "A interação, a conexão, a convergência e a colaboração não podem ser conceitos que existem em todos os lugares, na prática de todos, menos na prática dos governos. O nosso grande desafio é tirar o governo do isolamento, de uma política antiquada. Temos que abrir a administração, ouvir os mineiros, modernizar a plataforma social chamada governo", concluiu Pimentel.

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, desejou aos novos governantes boa sorte na condução do destino dos próximos quatro anos dos cidadãos mineiros.

Ao final da cerimônia, Pimentel seguiu para o Palácio da Liberdade, onde será realizada a solenidade de transmissão do cargo, marcada para as 11 horas.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos