Parque Siquierolli é opção de lazer durante as férias


Descobrir novos lugares de entretenimento e conhecimento em Uberlândia durante as férias de verão pode resultar em momentos divertidos e interessantes. O Parque Municipal Victório Siquierolli é uma ótima opção para as crianças usufruírem o tempo livre em contato com a natureza e descobrirem mais sobre o bioma do cerrado.


A pequena Agatha Paula, 03 anos, foi bem cedo ao parque. Ao lado da avó, ela passeou e brincou com os quebra-cabeças pedagógicos disponíveis no Museu da Biodiversidade do Cerrado, localizado no parque. “To achando bom. Brinquei e vi os bichos”, disse. A avó da menina, Renia Silva, 49 anos, disse que a neta estava sem nada para fazer em casa, por isso resolveu levá-la. Outro motivo afirmado pela dona de casa era para fugir do calor, uma vez que o parque Siquierolli é um local fresco e agradável. “É muito bom, tranquilo e bem familiar. Para fazer um piquenique é ótimo. Andar no meio da mata é bom e fresquinho”, afirmou.


O parque Victório Siquierolli recebe uma média de 100 pessoas por dia. Aos sábados e domingos, cerca de 300 visitantes passam pelo local, que possui opções de caminhadas pelas trilhas ecológicas espalhadas nos 237 mil m² de cerrado, um momento em que se pode respirar ar fresco e manter contato com a natureza. A caminhada pela mata é orientada por monitores do parque. A área é toda cercada e possui também vigilância, o que traz mais segurança ao espaço. O local possui playground para as crianças e área para piquenique.

O parque abriga também o Museu de Biodiversidade do Cerrado, onde estão expostos animais empalhados da fauna do cerrado, marinhos e da floresta amazônica. No espaço, monitores do curso de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) orientam e ensinam os visitantes sobre o bioma da região. O espaço tem também brinquedos pedagógicos que educam as crianças sobre a necessidade de preservar a natureza.

O “Cantinho das Abelhas” é outro local de aprendizado dentro do parque Siquierolli. O espaço, especialmente criado para o estudo desses insetos, possui abelhas sem ferrões. De forma didática e interessante, crianças são ensinadas sobre a vida desses animais, normalmente vistos somente em livros e na TV, como explica o monitor, Arthur da Cruz Silva, 24 anos, estudante de Biologia da UFU. “É interessante conhecer de perto pra pensar em uma maneira de conservação e de interação com o meio ambiente que não seja destrutiva”, disse.

O Parque Municipal Victório Siquierolli fica no setor norte da zona urbana, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, nº 707.  O acesso é pela Avenida Anália Siquieroli e Avenida Antônio Tomas Ferreira de Rezende, no bairro Jardim América. O horário de visitação é das 8h às 19h, sendo segunda-feira somente à tarde e de terça-feira a domingo, manhã e tarde.




Rodrigo Fernandes
Meio Ambiente
14-01-2015

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos