Casal de servidores promove campanha para doação de medula óssea


Com casamento marcado para março, um casal de servidores lotados na Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) decidiu inovar na tradicional festa de despedida de solteiro. Elen e Lucas, que já são doadores de sangue e medula óssea, resolveram enviar junto com o convite de casamento um pedido para que os convidados e demais colegas de trabalho na Prefeitura de Uberlândia participem da campanha “Despedida de Solteiro Solidária, Doe Amor e Doe Sangue”. A ação pretende estimular a doação e possibilitar que as pessoas tenham também conhecimento do processo e saibam da carência de doadores no Banco de Sangue do Hemocentro.foto:extraglobo.com

 O casal se conheceu em 2007 na própria secretaria e após dois anos sendo colegas de trabalho começaram a namorar e, agora, realizam o sonhado casamento. Elen de Oliveira Mendes, diretora de Planejamento de Trânsito, conta que a campanha foi pensada em um ato de amor ao próximo que precisa ser disseminado. “Vamos transformar nossa união, que é um momento de felicidade, em uma oportunidade de ajudar a salvar vidas”, disse.

 Juntamente com o convite do casal de noivos, estão inclusos flyers e cartilhas contendo informações de quem pode doar, como é o processo para fazer o cadastramento e explicações do que é medula óssea.

Lucas Pereira Borges Carvalho, fiscal de Trânsito da Settran, acredita que essa foi a melhor forma de sensibilizar as pessoas para a importância da doação. “Ao invés da bagunça que é feita com a despedida de solteiro, eu e minha noiva preferimos trocar a festa para promover uma ação solidária. Há um amplo leque de doenças que são curáveis mediante o transplante de medula óssea. Milhares de pessoas aguardam por um doador compatível para sobreviver”, ressaltou.

Para se cadastrar como candidato a doação de medula óssea é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto, preencher os formulários, ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. A pessoa que se candidatar recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml) que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA).  É necessário que o interessado dirija-se ao Hemocentro, que fica na avenida Levino de Souza, 1845, no bairro Umuarama. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Mais informações pelo telefone 3088-9200.



Paula Maia

Settran

07/01/2015


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos