Tudo pronto para a 7ª edição do Comida di Buteco em Uberlândia
Quinze bares participam do festival na cidade
netcult.com.br |
Começou ontem dia (11) a 7ª Edição do Comida di Buteco em Uberlândia. Até o dia 27 de abril, público e jurados terão uma missão saborosa pela frente: experimentar pratos diferentes que darão a três dos 15 botecos participantes o título de melhores botecos da cidade. O festival será realizado simultaneamente em Uberlândia, Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas e Juiz de Fora (MG); Campinas, São Paulo (capital), São José do Rio Preto e Ribeirão Preto (SP); Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Belém (PA), Manaus (AM) e Salvador (BA).
g1 globo.com.br |
Todos os donos de boteco já estão com as receitas dos petiscos e os ingredientes preparados para por a mão na massa e concorrer ao prêmio. Eles já receberam cartazes e bandeirolas para decorar o estabelecimento e jogo americano para por à mesa. Durante 17 dias, o público e um corpo de jurados votarão no local dos bares participantes. Serão avaliados de 0 a 10, a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o petisco (que tem o maior peso, 70% da nota). A avaliação do júri corresponde 50% e do público dos botecos mais 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades
."Os votos só são validados se o público preencher corretamente o nome do bar, nome do cliente, RG e sem rasuras, registrando os documentos solicitados. Este é um evento que tem valorizado o micro e pequeno empreendedor familiar, dando-lhes a possibilidade de crescer e ser reconhecido. Em 2013, foram apurados em Uberlândia aproximadamente 7,8 mil votos, um crescimento de 22% em relação a 2012. Neste ano, a expectativa é alcançar 10 mil votos. Para isso, precisamos do apoio do público", frisou o coordenador do Comida di Buteco em Uberlândia, Elmo Santos.
Com o mote "Mais Amor e mais Boteco, Por Favor!", o maior concurso de cozinha de raiz do Brasil, vem recheado de pratos saborosos feitos por legítimos botequeiros. “Tomamos o cuidado de escolher a dedo os bares "espontâneos", ou seja, os que têm à frente do negócio pessoas da família, bares que são herança, no qual o pai passou para o filho, avô para o neto, em que os frequentadores sentem-se em casa, e sem cerimônia chamam o dono pelo nome ou apelido, tamanha a afinidade com a freguesia, voltando por causa do petisco bom, com o tempero cujo segredo nunca é revelado. Queremos estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações”, explicou Elmo.
Em Uberlândia, a saideira e a entrega dos troféus acontecerão no dia 14 de maio.
O coordenador Elmo disse ainda que todos os estabelecimentos estão preparados para oferecer o melhor tira-gosto, que neste ano tem o tema livre, bem como para servir a bebida mais gelada, de olho no atendimento e na higiene do estabelecimento. “Deixo a todos o desejo de boa sorte, muita energia e digo que todos já são vitoriosos por estarem neste concurso. Acreditem em seus sonhos e dediquem-se que o resultado virá”, exclama Elmo Santos.
Comentários