Rotas para o Futuro visita Montes Claros e Patos de Minas
Norte e Alto Paranaíba recebem, nesta semana, evento com o tema “Saúde e Segurança no Trabalho”
O projeto Rotas para o Futuro segue viagem por Minas Gerais. Nesta semana, promove o debate sobre Saúde e Segurança no Trabalho em Montes Claros, no dia 23 de abril, e em Patos de Minas, no dia 25. A advogada e consultora trabalhista Maria Inez Diniz de Medeiros, especialista na área há 35 anos, conduzirá palestras sobre o tema para o empresariado local.
“Nosso objetivo é apoiar a indústria de Minas Gerais para entender e cumprir a legislação que rege a questão da saúde e segurança do trabalho, adequando-se, desta forma, às exigências dos órgãos normatizadores e fiscalizadores”, afirma o presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior. Além da palestra, a Federação irá disponibilizar para os empresários uma cartilha com noções básicas sobre segurança e saúde no trabalho. O tema está ligado diretamente ao desenvolvimento das empresas industriais, público-alvo do Rotas para o Futuro.
A proposta do projeto é apresentar as normas, ações, tendências e inovações em segurança e saúde no trabalho para os industriais. O Rotas para o Futuro passará, até o fim de maio, em todas as Regionais Fiemg no interior do estado. Em cada uma das cidades visitadas, serão promovidos debates com lideranças empresariais, representantes do Poder Judiciário, centros de conhecimento, entidades de classe e governamentais. A Fiemg mostrará os problemas mais comuns a serem enfrentados, bem como possíveis soluções, ações e investimentos prioritários nessa área.
Um exemplo é o eSocial, iniciativa do governo federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, que será um dos temas abordado no Rotas para o Futuro. Trata-se de uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
Outra questão abordada nos eventos é a importância das empresas estarem bem assessoradas e preparadas no atendimento e adequações às Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, que regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho.
A palestrante Maria Inez Diniz Medeiros ressalta a importância da iniciativa da Fiemg em envolver trabalhadores e industriais em debates do gênero. “A segurança e a saúde devem fazer parte dos objetivos da empresa e a prevenção deve integrar-se na sua gestão, utilizando-se de assessoria técnica especializada, quando necessária”, explica. Segundo ela, os custos dos acidentes do trabalho no Brasil são muito elevados para os empregadores e indiretamente para toda a sociedade.
“Todos perdem com o acidente do trabalho, o empregado e sua família, a empresa, o governo e a sociedade. A prevenção proporciona postura ética e benefícios financeiros para o empregador, respeitabilidade e satisfação para os empregados, melhoria para os custos previdenciários e menos despesas para a sociedade”, conta a advogada.
Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
Sistema FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel. (31) 3263-4385 I Cel. (31) 8844-8071
alisson.junior@fiemg.com.br I www.fiemg.com.br
Comentários