UBERLÂNDIA EM FOCO
Diretor da Settran toma posse em Conselho Estadual, em Belo Horizonte
O município de Uberlândia está representado no Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Conedru). O diretor de Planejamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Geovane da Silva e Sousa, foi empossado nesta quarta-feira (9), junto com os demais conselheiros. A solenidade aconteceu na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, em Belo Horizonte.
Servidor efetivo desde 1996, Geovane Sousa foi diretor na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia no período 2001-2005 e desde 2011 está lotado na Secretaria de Trânsito e Transportes. Antes, exerceu atividades administrativas nas secretarias de Educação e de Meio Ambiente.
O diretor foi eleito para o Conselho em setembro de 2013, durante a 5ª Conferência das Cidades de Minas Gerais. Antes da posse, o novo conselheiro manteve novos contatos com profissionais daquela Secretaria de Estado. Em fevereiro, Geovane Sousa cumpriu extensa agenda em Belo Horizonte, onde foi recebido por diretores da Cohab, subsecretários de Estado e assessores diretos do titular da pasta, além da secretária executiva do Conedru.
“É um momento muito importante para a nossa região. Participar de um Conselho Estadual exige comprometimento, responsabilidade e faz com que busquemos nosso espaço no Conselho. Queremos fortalecer nossos laços com os demais representantes. Fomos muito bem recebidos em Belo Horizonte, em fevereiro, e mostramos que queremos participar de fato, marcar presença, contribuir com as discussões”.
Dentre muitas atribuições, compete ao Conedru recomendar programas, instrumentos, normas e prioridades da Política Estadual de Desenvolvimento Regional e Urbano e promover a cooperação entre os municípios, o Estado e a sociedade civil na formulação e execução da Política Estadual de Desenvolvimento Regional e Urbano.
Além de Uberlândia, mais duas prefeituras elegeram representantes para o Conedru, que também é composto por diversos órgãos e entidades, como Copasa, Cohab-MG, Cemig, Crea, Poder Legislativo, Ministério Público, entidades empresariais e movimentos sociais. Os conselheiros foram empossados para o mandato 2014-2016.
09/04/2014
Teatro Municipal é palco de recital de violino, violoncelo e piano
Nesta sexta-feira (11), às 20h, o Teatro Municipal de Uberlândia recebe mais uma edição do projeto “Concertos Tribanco Uberlândia”. Este ano, o projeto completa 11 anos. O recital terá o trio violino, violoncelo e piano, com os músicos Theodora Geraets, Matias de Oliveira Pinto e Viviane Taliberti. O concerto é beneficente, para troca do ingresso é necessário doar 1 litro de leite longa vida. A troca dos ingressos acontece nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), das 10h às 22h, na loja Provanza (Center Shopping). Já na quinta (10) e sexta-feira (11), a partir das 13h, a troca poderá ser feita na bilheteria do Teatro Municipal de Uberlândia. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas do município.
Desde 2004, mais de 120 artistas de renome nacional e internacional se apresentaram na cidade em diversas formações musicais, contribuindo para o enriquecimento cultural de Uberlândia.
Os artistas, além de se apresentarem nas temporadas de concertos, também participam das ações que o projeto desenvolve nas áreas social e educacional, seja através dos concertos sociais que realizam em asilos, escolas e orfanatos de Uberlândia, ou através das oficinas e palestras gratuitas que ministram para alunos e professores de música da cidade e região.
Recital trio violino, violoncelo e piano
Artistas: Theodora Geraets, Matias de Oliveira Pinto e Viviane Taliberti
Data: 11 de abril
Horário: 20h
Ingresso: 1litro de leite
Artistas
Matias de Oliveira Pinto
Natural de São Paulo, Matias torna-se professor de violoncelo da Escola de Musica e Belas Artes do Paraná aos dezoito anos, em 1979, quando fez sua primeira turnê por várias cidades brasileiras. Vive em Berlim (Alemanha) desde 1980, quando venceu concurso para bolsista da Fundação Herbert von Karajan. Na Europa, estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt de Budapeste. Participou das master classes de Csaba Onczay, Eberhard Finke, Aldo Parisot, William Pleeth, Paul Tortelier, Maurice Gendron e Antonio Meneses.
Theodora Geraets
É uma das violinistas holandesas mais importantes da atualidade. Estudou com Davina van Wely em Amsterdam, Rosa Fain em Düsseldorf, Kyung-Wha-Chung em Londres e Dorothy DeLay em Nova York. Ganhou concursos como o Oscar Back Competition na Holanda, o Bartók Violin Competition nos Estados Unidos (onde realizou concertos com Leonard Slatkin), e ganhou o The Dutch Music Prize,fazendo dela a única holandesa a ganhar o prêmio máximo.
Viviane Taliberti
Nasceu em Curitiba, onde iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade. No Brasil, Luis Thomaszeck e Gilberto Tinetti foram os professores que marcaram sua formação pianística. Aos 19 anos, após participar de diversos cursos internacionais na Europa com os pianistas Hans Leygraf, Helena Costa e Pnina Salzman, realizou sua primeira turnê internacional em 15 cidades da Alemanha, a convite de entidades culturais daquele País.
Foi selecionada para fazer o curso de mestrado em Performance Pianística na Faculdade de Música de Colônia, departamento de Aachen, Alemanha, diplomando-se com nota máxima com distinção. Ha 12 anos forma um duo com o violoncelista Matias de Oliveira Pinto. Desde 2002, através de concurso público, é professora efetiva do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.
Desde 2004 é proponente e diretora artística do projeto “Concertos Tribanco Uberlândia”. Atualmente está cursando o doutorado na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP de São Paulo.
Paula Maia
Cultura
08/04/2014
Mês de abril tem cinco novas exposições artísticas
O mês de abril tem cinco opções de exposições artísticas em espaços públicos com temas variados. Ao oferecer as mostras, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) possibilita aos artistas a liberdade de expressão e à população, uma diversidade de opções para apreciar a arte em várias vertentes. A entrada é franca em todas as exposições que podem ser conferidas na Galeria Ido Finotti, na Oficina Cultural ou na Casa da Cultura.
Serviço:
Mata Nata do Cerrado – Com a exposição de suas fotos, a artista Lionizia Martins retrata a fauna e a flora do cerrado, que já foi considerada uma das maiores formações vegetais brasileiras, mas atualmente sofre com a exploração humana e se limita a espaços isolados. Serve como alerta para as atitudes humanas quanto à preservação da natureza.
Local: Galeria Ido Finotti - Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, Santa Mônica, anexa ao Centro Administrativo Municipal
Período: 9 de abril a 16 de maio
Horário: 11h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados
Primeiras Impressões – Gravuras dos artistas Lucas Milu e Júlia Teodorak
Local: Oficina Cultural, Sala Alternativa, praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Período: 10 de abril a 23 de maio
Horário: Das 12às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados
Jardinagem
Desenhos do artista Hélio de Lima – São 48 gravuras de diversos tamanhos que retratam a natureza. É uma forma de conscientizar sobre a importância da natureza para a humanidade. O lado externo da Oficina Cultural receberá oito grandes telas e no lado interno serão 40 produções.
Local: Oficina Cultural - Galeria de Artes Lourdes Saraiva - praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Período: 11 de abril a 23 de maio
Horário: 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados
Emaranhados
Exposição coletiva – Gravuras e desenhos dos artistas Paulo Lanna, Luiza Guedes, Lorraine Santana e Rhayani Paschoalim
Local: Casa da Cultura - Galeria Geraldo Queiroz - praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho
Período: 16 de abril a 15 de maio
Horário: 12h às 18h, segunda a sexta-feira, exceto feriados
Avesso
Instalação do artista Paulo Bueno – A instalação inédita de Paulo Bueno cria espaços na Sala de Experimentações, da Casa da Cultura, e altera as relações sensíveis do visitante ao reduzir a visibilidade e reproduzir ininterruptamente a canção “Psalom”, do compositor Arvo Pärt
Local: Casa da Cultura - Sala de Experimentações Visuais - praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho
Período: 17 de abril a 30 de maio
Horário: 12h às 18h, segunda a sexta-feira, exceto feriados
Marden Rangel
08/04/2014
Agricultura familiar garante alimentos para escolas e instituições filantrópicas
A Central de Abastecimento da Agricultura Familiar recebeu no início desta semana 22 toneladas de alimentos que vão atender exclusivamente aos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PMAE), ambos da Prefeitura de Uberlândia. O PAA abastece 85 instituições filantrópicas de Uberlândia, enquanto o PMAE garante os hortifrutis a mais de 110 escolas na cidade. Segundo a secretária de Agropecuária e Abastecimento, Vanessa Petrelli, a central funciona dentro da Diretoria de Abastecimento e Distribuição (DAD) e é um trabalho inovador para o município. “É fundamental a criação da Central de Abastecimento para organizar os produtores e gerar renda e emprego no campo para essa categoria. Temos a certeza de que este é o caminho para futuras conquistas junto ao homem do campo e novos avanços para o setor”, disse.
No ano passado havia cerca de 70 produtores cadastrados e aptos para o abastecimento. Com a intensificação do trabalho pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, esse número foi triplicado. Atualmente, o município atende 238 agricultores familiares que cultivam a terra com os mais variados produtos. São verduras, legumes, tubérculos e frutas que saem fresquinhos do campo para a alimentação de crianças, jovens, adultos e idosos. A Prefeitura Municipal de Uberlândia opera o PAA com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Ainda há espaço para quem tiver interesse em participar do programa. O agricultor tem direito de comercializar até R$ 5,5 mil por ano da produção. Para as entidades contempladas, o trabalho é fundamental porque garante a complementação na alimentação das pessoas atendidas. A comercialização dos produtos, além de beneficiar os trabalhadores do campo, estimula a geração de renda e a inclusão produtiva de agricultores familiares.
Uberlândia é hoje uma referência nacional na execução do PAA. Para a efetivação do programa, o município precisa ter um corpo de técnicos em agropecuária ou agrônomos, estrutura para receber e distribuir os alimentos e pessoal administrativo para os trâmites legais. A meta, de acordo com Vanessa Petrelli, é atingir 400 agricultores, fazendo o atendimento com toda a assistência. Por isso, é fundamental que os produtores tenham à disposição maquinários, insumos, orientações e visitas nas propriedades, como a Prefeitura tem atuado.
Cássia Bomfim
Agropecuária e Abastecimento
08/04/2014
Procon divulga pesquisa de ovos de páscoa
Com a chegada da Páscoa, a ser celebrada na próxima semana, a corrida para compra dos ovos de chocolate é comum nos mercados. Para facilitar a escolha, a Superintedência de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon) realizou nos dias 3 e 4 de abril uma pesquisa de preços em 13 estabelecimentos de Uberlândia, que concordaram em participar da ação.
Os fiscais do órgão municipal verificaram 130 tipos de ovos de todos os tamanhos produzidos por seis fabricantes. A fiscalização apontou uma variação de 8,39% a 138,67% entre o menor e o maior preço dos produtos. Diante desse trabalho, o Procon alerta os consumidores que o planejamento das compras é fundamental. “Todos podem realizar sua própria pesquisa de preços. É fundamental que o consumidor procure estar certo do produto que irá adquirir, bem como a quantidade”, orientou o superintendente do Procon, Frank Resende.
Ter ciência do preço praticado no mercado é outra dica fornecida pelo órgão antes de ir às compras, em razão da disparidade no valor entre os mesmos itens. “Nossa pesquisa aponta que um mesmo produto, da mesma marca, chega a ser comercializado pelo dobro do preço em lojas diferentes”, completou Resende.
Além do preço, outros fatores também foram observados pela fiscalização do Procon. Destacam-se a data de validade do produto, sua composição, origem e a forma com que estes produtos estão sendo expostos. Esses dados devem ser facilmente visualizados na embalagem pelo consumidor.
Em uma das vistorias, os fiscais detectaram que uma das marcas não atende ao previsto no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, que trata como direito básico à informação adequada e clara. “Iremos notificar o fabricante e caso não haja a resolução do problema, estudamos a hipótese de suspender a comercialização deste produto, além da aplicação de outras medidas punitivas, como multa, por exemplo”, informou Frank Resende.
Os preços apresentados nesta planilha não vinculam os estabelecimentos comerciais, podendo sofrer alterações no decorrer dos dias, haja vista que a pesquisa de comparativo de preços serve para instruir o consumidor sobre a importância do planejamento e pesquisar os preços antes de efetuarem as compras, gerando uma economia no orçamento familiar.
Fillipe Alves
07/04/14
Halterofilista de Uberlândia é campeão mundial Júnior em Dubai
O uberlandense Rafael Vansolin conquistou o ouro no Mundial Paralímpico de Halterofilismo, em Dubai, nesta segunda-feira (7). O atleta de 19 anos levantou 112 kg, se tornando campeão júnior na categoria até 72kg e ainda entrou na história por ser o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em mundiais da modalidade. Rafael superou Farhod Umirzakov, do Uzbequistão; Saeed Heydarpour, do Irã; e Sukru Mutlu, da Turquia.
Em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro, Rafael não escondeu a felicidade. “Estou muito satisfeito com o que fiz. Minha melhor marca era 108 kg e eu subi quatro quilos. Nem mesmo no treino tinha chegado a esse peso, fiquei no 110 kg dias atrás”, contou o atleta, que treina no Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), que tem parceria com a Futel. O técnico Wéverton Santos, que o acompanha, também é treinador da Futel.
O atleta ainda tentou garantir o recorde mundial na quarta tentativa com 116 kg, mas não conseguiu finalizar o levantamento. O novo recorde mundial foi conquistado pelo atleta do Usbequistão, que levantou os mesmos 116 kg, também na 4ª tentativa, mas a marca valeu apenas para a validação do record, uma vez que para o Mundial são permitidas apenas três tentativas. O uberlandense adquiriu experiência internacional com o Parapan de Jovens [Buenos Aires-2013] e com os Jogos Para Sul-Americanos [Santiago-2014].
O Campeonato Mundial Paralímpico de Halterofilismo é realizado a cada quatro anos e é parte importante no caminho rumo aos Jogos do Rio-2016. A competição acontece até sexta-feira (11) e Uberlândia ainda terá Rodrigo Marques competindo na categoria até 88 kg na quarta-feira, a partir das 10h - horário local (3h da manhã horário de Brasília). Atletas e o técnico Wéverton Santos retornam a Uberlândia no domingo (13).
Rafael Vansolin
Data e local de nascimento: 8/1/1995, em Uberlândia
Altura: 1,65m
Peso: 67 kg
Categoria: até 72 kg
Melhor marca: 112 kg
Principais títulos: Campeão mundial júnior em Dubai-2014; tricampeão mineiro júnior; medalha de bronze no Parapan de Jovens em Buenos Aires-2013
História: Rafael nasceu com mielomeningocele e hidrocefalia, o que afetou o desenvolvimento das pernas. O mineiro se exercitava em uma academia apenas para combater a obesidade quando foi chamado para treinar o halterofilismo. Dedicado, em pouco tempo começou a apresentar resultados positivos.
Joana Araújo
07/04/2014
Educação promove segunda edição do CineAnálise
Com a proposta de diminuir a quantidade de afastamentos por problemas de saúde mental dos profissionais da Educação, além de compreender as necessidades dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Uberlândia, através das secretarias de Educação e Administração, juntamente com o Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia (Ceepu) promovem, nesta quarta-feira (09), a segunda edição do projeto “Aprendendo com a Emoção – CineAnálise”. A finalidade é exibir filmes que contemplam questões que são vivenciadas pelos educadores na aprendizagem e nas relações humanas. A exibição acontece às 13h30 no bloco 8C do campus Umuarama, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O filme que será debatido e exibido é “Valentim”. O longa conta a história de um menino de nove anos que vive com sua avó em Buenos Aires, em 1960. Seus pais estão separados. O pai vive ocupado trabalhando e procurando uma mãe para o filho e pouco o vê. De sua mãe, só escuta críticas e não tem notícias. Solitário, alimenta alguns sonhos. Ser um astronauta, rever sua mãe, ter uma família. Quando conhece a nova namorada do pai, parece que tudo pode ser mais do que um sonho para Valentim.
De acordo com psicólogos, quando uma criança começa a mostrar sabedoria, pode estar demonstrando medo diante de adultos enfurecidos. Tornam-se crianças obrigadas a resolver toda espécie de conflitos familiares e carregam sobre seus frágeis ombros o fardo de todos os membros da família. É nesse contexto que o CineAnálise pretende desenvolver nos gestores e educadores, possibilidades para que eles consigam detectar as dificuldades e problemas dos alunos, e ainda dar andamento a um processo de trabalho dentro da escola, buscando alternativas com profissionais capacitados a solucionar os conflitos existentes no ambiente escolar.
A exibição do CineAnálise é mensal, se estendendo durante todo o ano. Os participantes receberão certificado.
Serviço:
O quê: CineAnálise - exibição e debate do filme “Valentim”
Local: Auditório do Bloco 8C – UFU – Campus Umuarama (em frente ao bloco da Psicologia)
Quando: 9 de abril
Horário: 13h30
Inscrições: ni.cemepe@uberlandia.mg.gov.br
Paula Maia
Educação
07/04/2014
Prefeitura realiza Encontro Municipal de Humanização
Com objetivo de expandir e fortalecer as ações de humanização preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura Municipal de Uberlândia, através da Secretaria de Saúde, promoveu o primeiro Encontro Municipal de Humanização nesta segunda-feira (07), no Auditório Cícero Diniz. Participaram do evento representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de saúde, do Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia e da Superintendência Regional de Saúde.
Nos últimos dez anos, a Política Nacional de Humanização (PNH) teve por finalidade transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que cada um deles se reconhecesse como parte desses serviços, contribuindo para suas melhorias. “A humanização acontece no dia a dia e não somente com ações pontuais. Portanto, é preciso compreender o paciente além da doença por meio de diferentes dispositivos que se materializam na atenção integral, com ações de acolhimento e prevenção a saúde dos usuários da rede”, disse Niltom Pereira, Diretor de Redes.
Considerado um dos maiores sistemas de atendimento médico público do mundo, o SUS tornou o acesso gratuito à saúde um direito de todo cidadão, após a promulgação da Constituição Federal em 1988. Segundo o Ministério da Saúde, antes só tinha direito a saúde pública as pessoas asseguradas pela previdência social, ocasionando a exclusão de uma parcela relevante da população que, sem vínculo empregatício, também não tinha acesso aos serviços de saúde privados. “O conceito de saúde pública evoluiu, hoje vemos a ampliação dos serviços prestados pela rede municipal e a necessidade de oportuniza-los à população preservando suas características humanitárias, tão importantes para o sucesso do tratamento e a recuperação do paciente”, disse Dário Passos, assessor Municipal de Saúde.
Ainda estão previstos para esta semana outras atividades com intuito de promover a humanização.
Programação do Humanizasus:
Dia 9 de abril
– Blitz da Saúde
Local: Cruzamento das Avenidas João Naves de Ávila e João Pinheiro (próximo ao Terminal Central)
Horário: - das 9h às 12h e das 15h30 às 18h30
- Mostra Municipal de Humanização
Exposição fotográfica de ações humanizadas da Rede Municipal de Saúde
Local: Praça de Alimentação - Terminal Central
Horário: das 8h às 18h
Dia 12 de Abril
- Exibição do filme ‘‘O Renascimento do Parto’’
Local: Teatro Municipal
Horário: 19h
07/04/2014
Settran faz ações com foco na prevenção e humanização do trânsito
Dentro da programação do Encontro Municipal de Humanização, realizado pela Prefeitura de Uberlândia, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) também está desenvolvendo ações voltadas para a prevenção no trânsito.
De hoje (7) até sexta-feira, no período das 14h às 20h, na entrada do Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU), uma equipe do Núcleo de Educação para o Trânsito estará com um estande para atender familiares de vítimas de acidentes. Haverá exibição de vídeos educativos, palestras com especialistas e distribuição de panfletos com dicas para se ter um trânsito mais seguro e humanizado. O objetivo, segundo a coordenadora do programa, Joana D’arc de Sousa, é informar as pessoas, familiares e até mesmo vítimas do trânsito sobre cuidados e formas de prevenção no dia a dia nas vias públicas. “Queremos sempre reforçar e ensinar as pessoas a utilizarem meios seguros para andar e trafegar nas ruas, avenidas, passarelas, travessias elevadas e faixas”, disse. Joana de Sousa frisou que a prevenção ainda é o melhor e mais eficiente meio para evitar acidentes e que é imprescindível realizar um trabalho que contemple motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.
Mais ações
Ainda durante esta semana, equipes da Settran farão trabalhos preventivos dentro de uma instituição privada no bairro Morada da Colina, na avenida dos Vinhedos. O foco é desenvolver ações preventivas e educativas com toda a comunidade universitária do setor Sul, uma vez que nas imediações já houve vários acidentes de trânsito. Na instituição de ensino, agentes da Settran e a equipe pedagógica do Núcleo de Educação para o Trânsito vão atuar durante toda a semana no horário das 18h às 22h.
Cássia Bomfim
Settran
07/04/2014
Oficina debate sobre Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba
Os desafios na implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba serão discutidos em oficina que acontece no dia 10 de abril, às 8h30, na sede da Fiemg, em Uberlândia, localizada à avenida Rondon Pacheco, 2100, bairro Vigilato Pereira. Membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, o Dmae convida a população a participar do evento e a conhecer o documento destinado a melhorar a quantidade e a qualidade da água do rio do qual o Uberabinha e o ribeirão Bom Jardim, mananciais que abastecem Uberlândia, são tributários.
O CBH Paranaíba é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Seus integrantes são representantes do Poder Público (federal, estadual e municipal), da Sociedade Civil e dos Usuários de Recursos Hídricos. A cadeira ocupada pelo Dmae compõe o segmento dos usuários, já que a autarquia faz uso direto da água captada da Bacia.
A bacia do rio Paranaíba abriga 197 municípios dos estados de Goiás (137), Minas Gerais (56) e Mato Grosso do Sul (4), além do Distrito Federal. A população da área é de cerca de 8,5 milhões de habitantes – os quais movimentam uma economia bastante diversificada, com muitas interfaces com a água. Geração de energia, irrigação e abastecimento humano estão entre os principais usos de água da região.
A programação do evento conta com uma apresentação acerca da importância do Plano pelo presidente do CBH Paranaíba, Bento de Godoy, e o técnico da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Márcio de Araújo, dará um panorama geral do programa de ações do Plano de Recursos Hídricos do Paranaíba. Cada segmento do CBH (Poder Público, Sociedade Civil e Usuários) participará com um representante no Talk Show “A visão dos segmentos diante dos desafios na implementação do Plano”.
Os interessados devem inscrever-se até o dia 07 de abril através do número (64) 3431-5026 ou pelo endereço de e-mail: secretaria@cbhparanaiba.org.br. O PRH Paranaíba pode ser acessado no site www.cbhparanaiba.org.br.
Supir serve de modelo para políticas afirmativas regionais
Disposta a realizar um trabalho com o envolvimento de cidades da região, a Superintendência de Igualdade Racial (Supir) de Uberlândia tem visitado os municípios do entorno para apoiar a implantação de políticas afirmativas. Recentemente, o resultado dessas ações foi consolidado em Patos de Minas, onde a Supir colaborou com a criação e posse do Conselho Municipal de Igualdade Racial no município do Alto Paranaíba.
A disseminação dos trabalhos voltados à promoção da igualdade racial tem sido bandeira da Administração Municipal. A Supir foi pioneira na região e contou com total apoio do Governo Federal. “A proposta é expandir esse projeto para as demais cidades, fortalecendo a região com políticas afirmativas e potencializando os resultados”, disse Ramon Rodrigues, superintendente da pasta em Uberlândia.
Outras cidades receberam a visita dos membros da Supir enquanto outras já têm agenda marcada para receber orientação e assessoria do órgão uberlandense. Além de Patos de Minas, os municípios de Araguari, Ituiutaba, Uberaba, Tupaciguara e Patrocínio serão beneficiadas com esse trabalho. A partir dos projetos de política racial, é possível promover eventos culturais e manter tradições ligadas às raízes afrodescendentes, dentre outras.
Fillipe Alves
07/04/14
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883
Comentários