Sala da Cidadania Digital vai facilitar a vida de famílias assentadas

Uberlândia é a primeira cidade do país a receber o sistema de atendimento online

        
No intuito de criar uma grande rede de atendimento às famílias assentadas da reforma agrária e proprietários de imóveis rurais, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio de parceria com a Prefeitura de Uberlândia, traz para as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba um sistema inovador de atendimento ao público da autarquia. Um acordo de cooperação técnica firmado entre as duas partes transforma a Unidade Municipal de Cadastro, que funciona em anexo da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, na Sala da Cidadania Digital, um portal que concentra vários serviços prestados pelo Incra. O projeto é pioneiro e será levado para outras regiões do país.

            Os assentados terão acesso facilitado e rápido por meio do atendimento online. Para se ter uma ideia, procedimentos que às vezes demoravam de três a seis meses, porque precisavam ser encaminhados a Belo Horizonte, serão resolvidos em questão de minutos. Com o novo espaço, será possível ter acesso aos serviços do Incra. O carro chefe da Sala é a renegociação de dívidas do Pronaf A e A/C, que serão pactuadas diretamente na Sala da Cidadania Digital com até 80% de desconto para pagamento à vista. “Estamos ampliando os serviços que já eram oferecidos pela Sala do Incra e o assentado já sairá daqui com várias questões resolvidas. Desta forma, enfrentamos o tema da renegociação de dívidas para, com isso, pensar melhor a produção”, disse o prefeito Gilmar Machado.

            Outros atendimentos serão feitos, como a emissão da Declaração de Aptidão (DAP) para o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) (DAP-B) e espelho do beneficiário (certidão necessária para se inscrever no Programa Minha Casa, Minha vida), Contrato de Concessão de Uso (CCU), declaração de assentado, solicitação de certidão para INSS, atualização cadastral e demandas ao Pronatec. A partir daí, o assentado não vai precisar sair do município.
            O casal Ozírio Donizete Queiroz, 46 anos, e Célia Benedita Calazans Queiroz, 50 anos, sabe bem o quanto este atendimento é importante. Eles residem há quase 10 anos na fazenda Santo Inácio do Ranchinho, em Campo Florido, e trabalham com produção de leite, hortaliça e fruticultura. Numa área de aproximadamente 26 hectares, o casal luta diariamente para que os negócios possam crescer, progredir e gerar renda para a família. “Gostamos da vida no campo e sempre buscamos andar direitinho com tudo. Agora, assinando esse Contrato de Concessão de Uso (CCU), a gente fica mais tranqüilo, se sente valorizado e muito respeitado. Afinal, é o que a gente gosta de fazer”, declarou Célia.
O assentado Jair Alves Silva e Aparecida de Lourdes Martins Silva também já procuraram a Sala da Cidadania Digital logo no primeiro dia para agilizar a papelada da terra. “Quando a gente é honesto e tem propósito de fazer as coisas dentro da legalidade, é assim. Às vezes, pode até demorar, mas se está tudo certo, a gente vence. Agora podemos trabalhar mais tranqüilos e continuar a sonhar com novas conquistas”, disse o chefe da família.
           
Abrangência
O presidente do Incra, Carlos Guedes, explicou que a ideia da Sala da Cidadania é aproximar os serviços da autarquia do seu principal público, os assentados da reforma agrária. “Queremos ampliar essa parceria com as prefeituras, sindicatos, cooperativas, formar uma grande rede de atendimento e fazer chegar ao assentado os benefícios da Medida Provisória 636 e do Decreto 8.177, que possibilitam a renegociação das dívidas de Pronaf. Estamos iniciando esse desafio hoje em Uberlândia, e queremos aprender com a experiência aqui desenvolvida para aprimorar o serviço e implementá-lo em todo o País”.
            A Sala da Cidadania Digital em Uberlândia funciona no anexo da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, situada na rua das Gameleiras, nº 10, no bairro Planalto. O local está adaptado e adequado para atender todos os assentados de Uberlândia e dos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
            Uberlândia foi escolhida como pioneira desse serviço pelo modelo de gestão e políticas públicas executadas pela Prefeitura, em que a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento oferece apoio aos assentados e proporciona a inclusão das famílias no CadÚnico, que dá acesso às políticas públicas e serviços do Governo Federal.
            O número de assentados na cidade e região também foi ponto determinante para a implantação do serviço. Uberlândia tem 14 assentamentos, com aproximadamente 800 famílias. Por ser cidade polo, a Sala de Uberlândia vai atender todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Serviços

            A renegociação de dívidas é o serviço âncora na Sala da Cidadania Digital. O portal pode ser acessado diretamente na rede mundial de computadores ou na rede física montada nas superintendências regionais e unidades avançadas do Incra, além de sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas e associações.
            O beneficiário que optar por liquidar a dívida até 31 de dezembro de 2014 terá rebate de 80% sobre o valor total. O boleto é emitido no ato e poderá ser pago em qualquer banco ou correspondente bancário. No caso da renegociação, será concedido bônus de adimplência de 50% sobre o saldo devedor a quem vive nas regiões Nordeste e Norte, e de 45% nas demais regiões. O prazo para renegociação é de até dez anos, com vencimento da primeira parcela em 2015. O assentado receberá as guias para pagamento e assinará um contrato que será enviado ao Banco do Brasil, com despesas postais custeadas pelo Incra.
            Uberlândia mais uma vez sai na frente. Junto com o Incra, a Prefeitura está investindo em centenas de famílias que querem trabalhar no campo e atender às demandas do setor. Todas estas ações poderão ser acessadas pelos assentados dos municípios do Triângulo e Alto Paranaíba, englobando 91 assentamentos.
            Além dos assentados, os produtores familiares também terão acesso a serviços de consulta e emissão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), consulta ao Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) e encaminhamento de certificação do imóvel, consulta à Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e também as declarações para o INSS.

Outros serviços prestados pela Unidade Municipal - Incra de Uberlândia

- Emissão de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural - CCIR;
- Orientação quanto ao preenchimento do Formulário de DP - Declaração de Propriedade;
-Alterações diversas no Cadastro de imóvel rural;
-Solicitação de certidão para fins de aposentadoria do proprietário rural (encaminhar ao Incra BH);
-Consultas diversas em relação a imóveis rurais.

Convênio de cooperação com a UFU

            Durante a visita do presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes, o prefeito Gilmar Machado, juntamente com o reitor em exercício da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Eduardo Nunes Guimarães, e a secretária de Agropecuária e Abastecimento, Vanessa Petrelli, assinaram um acordo de Cooperação Técnica, Científica e Intercâmbio Cultural entre as três instituições.
            O acordo visa o desenvolvimento conjunto dos assentamentos e avaliação técnica de obtenção de áreas. O acordo, que beneficiará 4.985 famílias em 91 assentamentos localizados nos municípios do Triângulo e Alto Parnaíba, vem formalizar alguns esforços conjuntos que já vinham sendo prestados às comunidades rurais da região como segurança, saúde e transporte pela Prefeitura de Uberlândia e assistência técnica e jurídica pelos departamentos de Agronomia e Direito da UFU.
Também foi com o apoio da Universidade que os assentados da região fecharam contratos com o Programa de Apoio a Aquisição de Alimentos (PAA) para fornecer seus produtos à rede pública de ensino, e com a ajuda dos caminhões cedidos pela Prefeitura eles fazem as entregas.

Cássia Bomfim
Agropecuária e Abastecimento
16/04/2014
       

Comentários

potagens mais vistas

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos